Exposições fotográficas em cena no Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana podem ser visitadas até o final de agosto.
Grandes nomes da fotografia brasileira expõem seus trabalhos nas duas cidades
O Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana trouxe, para as duas cidades, uma grande imersão na arte fotográfica. A programação contemplou oficinas, roteiros fotográficos, concurso de fotografia, papos com foto, leituras de portifólio e ações culturais. Um dos destaque são as exposições, com grandes nomes da fotografia brasileira, como Orlando Azevedo, Flávia Wolf, Kris Foltran, Marcello Nicolato, Nilo Biazzetto Neto e o Coletivo Olho de Vidro . Todas as exposições podem ser visitadas até o fim de agosto e têm entrada franca.
Damas da Igualdade, de Marcello Nicolato, está aberta na Galeria de O Passo Pizzajazz (rua São José, 56 – Centro • Ouro Preto). Traz fotos em p&b de mulheres caracterizadas como Catrina, personagem folclórico do Dia dos Mortos no México, pelo olhar apurado de Nicolato, com destaque para os contrastes das imagens.
Orlando Azevedo traz Ruínas de Jacob Bensabat para a sala de exposições da Casa dos Contos (rua São José, 12 – Centro • Ouro Preto). As imagens trazem ruínas de construções em diversos locais no Brasil e do mundo, coletadas pelo fotógrafo em mais de três décadas de trabalho.
A fotógrafa Kris Foltran traz Marés, para o Hotel Solar do Rosário (rua Getúlio Vargas, 270 - Rosário • Ouro Preto). São obras em dupla exposição digital, que mesclam experiências da Ilha do Mel (Paraná) e do oceano Pacífico, no Chile.
Mariposa, de Flávia Wolf, ocupa a Galeria SESI Mariana (rua Frei Durão, 22 – Centro • Mariana). O trabalho engloba o universo feminino, com o registro o nu feminino, com o objetivo de inspirar mulheres na busca e/ou na recuperação de suas identidades.
Em Primárias, Nilo Biazzetto Neto explora o cotidiano, suas formas e cores. As imagens foram captadas no dia a dia do fotógrafo e sofreram pequenos ajustes de contraste e saturação para serem postadas no Instagram do artista. Ela pode ser vista no Bené da Flauta Restaurante & Café (rua São Francisco, 32 – Centro • Ouro Preto).
Olho no Olho é a obra mais recente do Coletivo Olho de Vidro, formado pelos fotógrafos Alexandre Martins, Antônio Laia e Eduardo Tropia, e pelo poeta Guilherme Mansur. A exposição celebra os dez anos de atuação do grupo e pode ser visitada no SESI Ouro Preto (praça Tiradente, 4 – Centro • Ouro Preto).
www.fotografosemouropreto.com.br
Converso Comunicação