O Centro de Estudos do Ciclo do Ouro (CECO), idealizado pelo historiador Tarquínio José Barbosa de Oliveira e instalado na Casa dos Contos de Ouro Preto desde 06 de fevereiro de 1974, disponibiliza ao pesquisador uma vasta documentação, tanto em papel quanto em microfilmes.
Trata-se de acervos históricos de grande relevância, que remontam variados aspectos do tempo do ciclo do ouro e da história de Ouro Preto – antes, Vila Rica.
Os documentos em papel compõem a valiosa Biblioteca “Luiz Camillo de Oliveira Netto”, que integra o Centro de Estudos. Contando com 7.742 volumes, a biblioteca leva o nome do historiador mineiro natural de Itabira.
Já os documentos microfilmados são acessados por meio de aparelhos leitores de microfilmes, instalados no próprio CECO.
Estão à disposição dos pesquisadores rolos de microfilmes das seguintes coleções: Arquivo Nacional, Arquivo Público Mineiro, Vilas Reais (Sabará, Santa Luzia, Vila do Carmo, Vila Rica), Ministério da Fazenda, Paróquia de N. Sa. do Pilar, Paróquia de N. Sa. da Conceição do Antônio Dias, Santo Antônio de Casa Branca, Arquivos Criminal e Judicial do Fórum de Ouro Preto, Arquivo da Escola de Minas, O Tempo e a Música do Barroco Católico do Brasil no Ciclo do Ouro, Obras Raras e Preciosas da Rede de Lugares da Memória das Cidades de Ouro Preto, Mariana e Santa Bárbara, Constituições Primeiras do Arcebispado do Brasil, Inventário do Museu da Inconfidência, Arquivo Histórico Ultramarino e Arquivo da Câmara Municipal de Ouro Preto.
O CECO é coordenado pela servidora Ângela Maria Ferreira Pedro, e funciona na segunda-feira, de 14h às 18h, e de terça a sexta-feira, de 10h30min às 16h30min.