O Sistema de Museus de Ouro Preto (SMOP), em parceria com os museus da cidade, promove diversos projetos e ações culturais, realiza oficinas, palestras e divulgação das atividades dessas instituições em diversas oportunidades. O sitema deve articular os museus do território estadual e brasileiro para contribuir na comunicação entre eles, além de orientar as instituições gestoras da política pública da área, no caso a Superintendência de Museus de Minas Gerais e o Instituto Brasileiro de Museus, no desenvolvimento de suas ações.
Como um dos sistemas de museus mais articulados do país, um de seus coordenadores, o Prof. Gilson Antônio Nunes, de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), participou como representante dos sistemas de museus na reunião do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEM-MG).
A reunião aconteceu nos dias 26 a 28 de maio, durante o VII Encontro Mineiro de Museus, onde as ações e a política da Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Cultura do estado foram discutidas.
No mesmo período outra coordenadora do Sistema de Museus de Ouro Preto, a Museóloga do Museu da Farmácia da UFOP, Raiany Aparecida da Silva tomou posse em Brasília como membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura.