O workshop “Um olhar na Semana Santa de Ouro Preto” será realizado pelo fotógrafo Eduardo Tropia em Ouro Preto nos dias 31 e 01 de abril na Semana Santa
Os interessados no workshop podem solicitar ficha de inscrição através do e-mail: cursoeduardotropia@gmail.com
Pagamento no cheque ou cartão de crédito até 3 vezes
As vagas são limitadas a 10 participantes e o aluno deverá ter conhecimento básico da fotografia e possuir máquina fotográfica digital, de preferência com módulo manual e opcionalmente tripé.
Workshop Um olhar na Semana Santa
Na sua 26ª edição “Um olhar” visa à prática da fotografia sob iluminação natural, uma reeducação do olhar, produção de fotos com baixa luz noturna , dividido em etapas: teórica e prática.
Eduardo Tropia apresenta sua trajetória na fotografia, que abrange desde o fotojornalismo ao seu trabalho contemporâneo.
Na Semana Santa o trabalho terá como cenário as festividades religiosas, uma procissão noturna na sexta-feira da Paixão, uma saída fotográfica ao entardecer pela cidade no sábado de Aleluia, com acompanhamento da produção dos tapetes na noite e no domingo, ao amanhecer, roteiro dos tapetes prontos e a procissão da Ressurreição.
Roteiro de trabalho
1º dia (sábado de aleluia ) - 31 de março
16h: Início das atividades do grupo na sala de encontro, seguindo para ponto estratégico da cidade para aula prática observando o movimento de luz do entardecer e a confecção de uma oficina de tapetes de serragem .
22h: Encontro para fotografar a produção de tapetes pela cidade, no trajeto da Procissão da Ressurreição nas ruas de Ouro Preto
2º dia (domingo) - 01 de abril
5h: Sala de encontro para início do roteiro dos tapetes prontos e a Procissão da Ressurreição
Após a procissão, encontro na sala para finalização.
Os horários podem ser modificados no decorrer dos trabalhos em acordo com grupo.
Eduardo Tropia
A sala escura sempre esteve presente na vida de Eduardo Tropia, reconhecido fotógrafo mineiro com 45 anos dedicados à arte de escrever com a luz. Filho do fotógrafo Milton Tropia, Eduardo cresceu vendo de perto o trabalho do pai, conhecido retratista em Pedro Leopoldo e Ouro Preto.
Produziu diversas exposições, entre elas: Memória dos Festivais de Inverno Ouro Preto e Mariana; Ouro Preto Jazz Tudo é Jazz; Ruas de Minha Vida, que também foi exposta na cidade de Lagos, em Portugal durante o Cineport 2006. Em Belo Horizonte e São Paulo, assinou a exposição “E nós que nem sabemos”. Apresentou trabalhos na Casa Cor Minas em 2012 e 2013. Integrou a exposição Minas Território das Artes, no Palácio das Artes em maio de 2014. Integra o coletivo Olho de Vidro há 10 anos, onde encontra o caminho para suas produções autorais finalizadas em fine art. Com a Série “Murus” participou de oito exposições em galerias de arte de MG e SP entre 2015 e 2016. Participa com mais 20 fotógrafos mineiros do documentário “Profissão Fotógrafo”, produzido pela Estação Mídia filmes e estreado em agosto de 2016 em Belo Horizonte. Em novembro desse ano, Eduardo Tropia tem sua obra Barroco x Chinesice - da série “Barroco Liberto” - selecionada para a "6th Jinan International Photography", bienal de fotografia na China, compondo exposição coletiva com fotógrafos do mundo inteiro e, paralelamente apresenta na Grande Galeria Casa dos Contos, Ouro Preto, “Retrospectiva”, uma passagem pelos seus 45 anos de profissão.
Tropia mantém sua galeria fine art permanente em Ouro Preto, na casa onde viveu o poeta Alphonsus de Guimarães, dividindo espaço com trabalhos artesanais produzidos pela família, como o Licor Caseiro de Jabuticaba, receita dos avós que é repetida hoje por duas irmãs.
Para ver outras obras do fotógrafo visite sua galeria:
Rua São José, 165 - Centro Ouro Preto.
Tel. (31) 9.9916-7283