No discurso, Angelo Oswaldo critica acordo de repactuação e cobra pagamento do CFEM sonegado pelas mineradoras
A entrega da honraria com mais prestígio em Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência, aconteceu nesta segunda-feira (21), no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Este ano, 171 personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do estado e do país foram agraciadas. Três ouro-pretanos receberam a honraria.
O evento, promovido pelo Governo de Minas, teve um primeiro momento cívico-militar, com salva de tiros em homenagem ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, na Praça Tiradentes. Estiveram presentes o governador Romeu Zema, o prefeito Angelo Oswaldo e o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, agraciado com a máxima medalha, o Grande Colar.
Repactuação e CFEM
Em seu discurso, o prefeito Angelo Oswaldo ponderou sobre o acordo de repactuação do rompimento da barragem de Mariana e cobrou a reparação aos municípios. "O chão afetado, o território atingido e as comunidades vitimadas não foram levados na devida consideração, o que lesou, em primeiro lugar, o propalado municipalismo que caracteriza a gente mineira. Os municípios ficaram à margem do acordo", ressaltou.
Ouro Preto não foi reconhecida como cidade atingida pela tragédia e, caso aderisse ao acordo, receberia R$ 125 milhões, em 20 anos, como indenização. O chefe do Executivo municipal ainda pediu empenho do Governo de Minas para o pagamento da CFEM, sonegada pelas mineradoras há pelo menos 8 anos. O valor ultrapassa R$ 20 bilhões.
Angelo Oswaldo também prestou suas homenagens ao mártir Tiradentes. “Tiradentes permanece como o guia a nos indicar o caminho certo. A liberdade, a república, a democracia, a justiça e a paz alimentam o nosso sonho nesta Páscoa cívica”, afirmou.
Ainda lembrou outros grandes nomes da história de Minas Gerais: Juscelino Kubitschek, Afonso Arinos e Tancredo Neves, que completa 40 anos de morte. “O Brasil reconheceu, no sacrifício de Tancredo, o rito de passagem para a democracia, a conquista da Constituição, a retomada do desenvolvimento, os avanços sociais e as eleições democráticas. E assim o consagrou na história”, disse.
Agraciados
A condecoração é composta pelo Grande Colar, concedido para chefes de Estado, de Governo e dos demais poderes da União, e outras três categorias: Grande Medalha, Medalha da Inconfidência e Medalha de Honra.
Atuante na luta por garantia de direitos para a pessoa com deficiência, a secretária escolar Zélia dos Santos foi agraciada com a Medalha da Inconfidência. Assim como o empresário José Augusto da Silva, que é um grande parceiro da APAE e tem proporcionado melhorias significativas na instituição.
O presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, foi agraciado com a Medalha de Honra. Os homenageados são escolhidos por um Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, formado por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais, de universidades e de outras instituições.