Ouro Preto (MG), 14 de janeiro de 2015 - A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, anuncia que fechou, nesta terça-feira, um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Julião em função do encerramento das suas operações em Ouro Preto. O acordo será submetido à aprovação do Ministério Público do Trabalho e homologação pela Justiça do Trabalho de Ouro Preto, o que está previsto para quinta-feira, dia 15 de janeiro. As demissões têm início a partir dessa data, com o fim do período de férias coletivas.
O acordo assegura contrapartidas aos funcionários da Novelis que serão desligados por conta do fechamento da fábrica. A soma de todas as contrapartidas, cerca de R$22,2 milhões, representa quase o dobro das verbas rescisórias garantidas pela lei. Os trabalhadores contarão com extensão do plano de saúde por 12 meses.
O Núcleo de Apoio Profissional (NAP), criado em acordo com o Sindicato para auxiliar os funcionários em sua transição de carreira, continuará funcionando até abril. O NAP conta com consultores especializados, que dão aos profissionais orientações sobre planejamento financeiro, postura e comportamento em entrevistas , além de treinamentos e capacitações com o objetivo de prepará-los para a nova fase de suas carreiras. A equipe do NAP também auxilia na identificação de oportunidades de reinserção no mercado de trabalho entre as empresas da região.
Sobre a Novelis Inc.
A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 11.200 profissionais e receita de US$ 10 bilhões, referente ao ano fiscal de 2014. A Novelis fornece folhas e chapas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, industrial e de eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A empresa é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia.
Sobre a Novelis América do Sul
No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André (SP), e também produz alumínio primário em Ouro Preto (MG). Para o negócio de reciclagem, a empresa possui sete centros de coleta de sucata espalhados pelo Brasil e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.