A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, em parceria com a equipe MG Transplantes, realizou na tarde desta segunda-feira (28), a quinta captação de múltiplos órgãos para transplantes.
A doadora dos órgãos é uma senhora de 49 anos, que teve como causa da morte um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. A doação foi possível de ser realizada graças ao gesto de generosidade da família. A equipe do MG transplantes – Hospital das Clínicas realizou a captação de rins, fígado e córnea.
O procedimento durou quatro horas e foi considerado um sucesso por toda a equipe.
A CIHDOTT - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – da Santa Casa tem conseguido sensibilizar as famílias de possíveis doadores de órgãos, contribuindo assim para diminuir o número pessoas nas filas de espera por transplantes no estado.
O processo ainda contou com a parceria da Polícia Militar, do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais e da Força Aérea do Governo de Minas Gerais.
No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica.
Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.
Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele. A captação de cada órgão depende da condição dos exames clínicos do paciente.
Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. Desde 1735 a Serviço da Vida.
Na foto 1: Warley Franca Abreu (Piloto do Governo de Minas), Etvan Fonseca (Piloto Piloto do Governo de Minas), Marilete Henrique Santiago (Enfermeira), Dr. Frederico Dollis (Médico Cirurgião), Anamaria Teixeira Gallo (Médica) e Flávia Perdigão (Psicóloga da Santa Casa).
Nas fotos, Equipe do Hospital das Clínicas, da Força Aérea do Estado de Minas Gerais e Equipes da UTI e do Centro Cirúrgico da Santa Casa envolvidos na captação dos Órgãos.