Aconteceu na cidade de Ouro Preto - MG, o 8/MG Grupo Escoteiro Ouro Preto (80 GEOP) comemorou seus 35 anos com programação histórica e cultural, festa e sessão solene.
Baseado na aprendizagem pela ação, mais de 200 membros juvenis e adultos do 80 GEOP e de grupos escoteiros convidados do Distrito Estrada Real (77/MG Grupo Escoteiro Ouro Branco, 81/MG Grupo Escoteiro Cata Branca - Itabirito e 147/MG Grupo Escoteiro Inconfidência Mineira - Conselheiro Lafaiete) conheceram a história do período colonial brasileiro de forma lúdica, dinâmica e divertida. A partir de cartas prego adequadas aos quatro ramos escoteiros, os jovens percorreram as ruas da cidade histórica; visitaram casas, minas, igrejas e museus; interagiram com a população local e vivenciaram a Inconfidência Mineira com suas histórias e personagens.
Segundo a Diretora-Presidente do 80 GEOP, Chefe Andrea G. C. Bianchi, "a programação teve como objetivo desenvolver os aspectos intelectual e social dos jovens transpondo os métodos convencionais usados em sala de aula". Ainda segundo Andrea, "os jovens puderam vivenciar e explorar a história do Brasil por meio da orientação e da observação histórica e cultural".
Seguindo a programação, na tarde de sábado houve a sessão solene e a festa de comemoração dos 35 anos do grupo. Participaram desta atividade, além dos grupos escoteiros anfitrião e convidados, o atual e o ex-Diretor Regional do Distrito Escoteiro Estrada Real, respectivamente, Chefe Alex W. R. Alves e Chefe Geraldo Celestino, os representantes da Universidade Federal de Ouro Preto, da Escola Estadual Dom Velloso, do Instituto Federal de Minas Gerais, da Prefeitura de Ouro Preto, da Câmara de Vereadores, do Lions Clube de Ouro Preto, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto, da Igreja Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e do Parque Estadual do Itacolomi. Todas entidades parceiras do grupo.
Momento especial da sessão solene aconteceu com o homenageado Chefe Publio Athayde, fundador do 80 GEOP e atual membro do 107/MG Grupo Escoteiro Cel. Vicente Torres Jr, em Belo Horizonte, MG. Emocionado com o grupo que fundou em 15 de novembro de 1980, Publio comoveu os presentes com suas palavras - "estou feliz, pois sei que fiz algo importante na minha vida há 35 anos". Outro homenageado, Chefe Carlos Magno (Maguinho), declarou - "ser escoteiro foi essencial para minha formação pessoal e profissional".
O 80 GEOP conta com 75 jovens e adultos registrados em todos os ramos escoteiros que se reúnem aos sábados na Escola Estadual Dom Velloso.