BOM DIA OURO PRETO!
Anderson Gonçalves Dias.
"Bom dia Ouro Preto, tá faltando muita coisa, mas com a firmeza do pensamento, da lealdade, do amor, da alegria, dá para mudar tudo....o meu bom dia é guignardiano, é dos artistas!"
Anderson nasceu em Belo Horizonte de uma família com origem no Vale do Jequitinhonha. Mora há 15 anos em Ouro Preto com sua família, a esposa Rosana Lúcia e os filhos Clarisse, João e Isabel. Ele é artista formado pela FUMA e desenha desde criança. Pensou em arquitetura mas acabou optando pelas artes plásticas e acha que mora num lugar ideal para isso: " Ouro Preto mudou minha vida, tanto nas artes como no lado espiritual". Anderson é morador do Morro São Sebastião e fala sobre o bairro: "lugar muito bom, tranqüilo, gente boa. É um bairro de famílias tradicionais e ainda não está contaminado com a bandidagem que anda por aí. A natureza ali é uma coisa maravilhosa, mas faço um alerta aos desavisados que vão tomar banho na Cachoeira das Andorinhas, tá tudo poluído. As fossas das casas foram retiradas, fizeram a rede de esgoto, que sem tratamento, vai dar na nascente. Com o crescimento do bairro, a tendência é piorar se não houver uma intervenção urgente. A Rua Rio Doce, que é a portaria do Parque das Andorinhas, é um esgoto só". Ele residiu primeiramente em um terreno dentro da mata onde pretendia inaugurar uma escola de arte contemporânea, mas com a criação do Parque, os proprietários foram indenizados e o projeto aguarda novos desdobramentos. Anderson fala com entusiasmo das possibilidades do bairro na área do Turismo: "já temos muita coisa aqui, pousada, restaurantes, o mosteiro Zen, estamos dentro de uma Apa, de um parque arqueológico e situados dentro de um eco museu. É tudo muito propício para um centro de arte e de turismo". Ele é um pintor de paisagem e conheci seu trabalho no Bar da Nida, uma espécie de centro cultural e gastronômico do Morro. Encantado com a paisagem da cidade, ele termina o nosso papo dizendo: "aqui é uma beleza, prá todo lado que você olha tem um quadro pronto!"
A coluna BOM DIA OURO PRETO! é um ponto de encontro dos moradores da cidade. O foco são pessoas que nos atendem no cotidiano, com a maior gentileza no seu trabalho.
Desta forma, nesta coluna, elas se tornam as estrelas por um dia. Vamos curti-las?