“A vida tem a cor que você pinta”. A frase, de autoria da artista Cíntia Junqueira, está entre tantas outras espalhadas por seu ateliê, no distrito de Lavras Novas, e diz muito a respeito de sua obra e sobre sua forma de encarar a vida. No local, que é sua residência, funciona também uma biblioteca comunitária, criada por ela. Um espaço multicor, vibrante e expressivo, do chão ao teto, dos livros aos móveis, que chama a atenção de moradores e turistas.
A ideia da biblioteca surgiu há 25 anos, quando Cíntia morava na Praia da Pipa (RN). Lá, além manter um Book Shop, ela participava de um projeto de incentivo à leitura voltado para crianças. Porém, há seis anos, trocou o Nordeste por Minas Gerais. Vendeu todo seu acervo de três mil livros em 18 idiomas e decidiu começar tudo de novo, desta vez, no distrito ouro-pretano.
Enquanto ia refazendo seu acervo por meio de doações, não deixou de notar as famosas lixeiras em forma de vaca que havia no local. Achou fantástica a ideia da reciclagem. “Mas as achei meio tristinhas. Aí resolvi pintá-las assim, ‘coloridonas’”, conta. Logo, todo o colorido das “vaquinhas-lixeiras” se espalhou por Lavras Novas. Algum tempo depois, o colorido se apossou, também, de móveis antigos, especialmente cadeiras, que ganharam vida e foram repaginadas pelas mãos da artista.
Exposição
Na semana em que serão comemorados os 73 anos do IFMG – Campus Ouro Preto, o público terá a oportunidade de conferir de perto um pouco deste trabalho. “Pela grande expressividade emanada de suas cadeiras, sugeri-lhe uma proposta instalativa, que conformasse a condição de construção artística nessa proposta intensa de cores. Surgiu, assim, a exposição “Cadeiras: porque um dia você tem que sentar!”, explica o curador Haroldo de Paiva Pereira.
A abertura será realizada no dia 08 de junho, às 19 horas, na Galeria Ney Cokda, no IFMG – Campus Ouro Preto. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 22 do mesmo mês.
SERVIÇO
Exposição: “Cadeiras: porque um dia você tem que sentar!”, de Cíntia Junqueira
Abertura: 08/06, às 19 horas
Visitação: de 09 a 22 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Curadoria: Haroldo de Paiva Pereira
Local: Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto
Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita - Ouro Preto