Os contadores de histórias Juvenal Bernardes e Denise Arantes levam histórias para alunos de cinco escolas da cidade
As escolas municipais de Caeté E.M. Helena de Barros Pinheiro, E.M. João Monlevade, E.M. Dr. João Pinheiro, E.M. Hélio Cerqueira Peixoto e E.M. Colibri de Ensino Especial recebem no dia 28 de junho (terça-feira) a terceira etapa do projeto Conexão Cultural, com a mostra Estação das Histórias. Após etapas de mobilização e de oficinas e jornada de palestras, é a hora de ver na prática como a contação de histórias pode encantar e conectar pessoas. Quem comanda a contação de histórias são os artistas Juvenal Bernardes e Denise Arantes.
A primeira parada da mostra é às 8h, na E.M. Helena de Barros Pinheiro. Em seguida, os contadores de histórias visitam, às 10h, a E.M. João Monlevade. A visita da Estação das Histórias a Caeté termina às 15h, no Cine Teatro, com a presença das escolas E.M. Dr. João Pinheiro, E.M. Hélio Cerqueira Peixoto, E.M. Colibri de Ensino Especial. O patrocínio local é da Jaguar Mining.
A mostra Estação das Histórias vai também para as cidades de Betim, em 23 de junho, e Santa Bárbara, em 29 de junho. Nas três cidades, a mostra tem tradução em libras, audiodescrição e espaço reservado para cadeirantes.
O Conexão Cultural é apresentado por: Ministério do Turismo, Jaguar Mining, Lhoist e Rede Mater Dei de Saúde. Incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura [Pronac - 184943]. Patrocínio: Jaguar Mining, Lhoist e Rede Mater Dei de Saúde. Gestão: Planeta Cultura & Sustentabilidade. Realização: Secretaria Especial de Cultura e Ministério de Turismo. O projeto também integra o Quadrilátero Criativo, iniciativa voltada para o fomento da economia criativa nos municípios do Quadrilátero Ferrífero.
Os contadores de histórias
Denise Arantes: Contadora de histórias há 19 anos, Denise Arantes atua na Hora do Conto - Boutique do Livro, ministra palestras e workshops em festas literárias,
em escolas, bibliotecas e eventos. Narrou trilhas sonoras de diversos comerciais, também da Festa Literária de Divinópolis e também gravou a narração de dois livros: ‘O perdão de Nelinha’, do autor e compositor Gê Lara e também do livro ‘Araxá’, de Luiz Carlos França. Integra o Grupo Encontro Contadores de Histórias, que completa 22 anos em 2022. É idealizadora do primeiro encontro de contadores de histórias de Divinópolis - 'Baús de Trocas'.
Juvenal Bernardes: Palhaço, ator, escritor, cordelista e contador de histórias de Divinópolis, Juvenal Bernardes é um artista carismático, criativo e versátil. A contação de histórias (ou “estórias”, como prefere usar) entrou em sua vida em 2008, quando decidiu dar um novo rumo a sua trajetória artística. Participou de diversas oficinas, encontros, simpósios e apresentações. Em sua pesquisa, optou por contar as histórias populares, os contos de sabedoria e as narrativas de cordel. Atua em escolas, bibliotecas, livrarias, empresas, bem como praças e outros espaços. Também ministra oficinas de contação de histórias e palhaçaria. Como escritor, publicou “Aldebarã” (Gulliver Editora, 2013) e a coleção de cordel “A guerra do macaco com a onça” (Manuguita Edições, 2018).
Conheça as etapas do Conexão Cultural
A. Ciclo de Mobilização: com a
produção de conteúdos diversos com os participantes.
B. Ciclo das Oficinas: com o
objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam na educação e na cultura.
os participantes inscritos passam a integrar uma rede de formação com agentes
dos cinco municípios, vivenciando diferentes técnicas e conectando-se com
profissionais de referência da música, das artes cênicas, das artes plásticas e
de projetos.
- A arte das histórias, com Renata Camargos - inscrições encerradas.
- Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana
Bernardes - inscrições encerradas
- Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian
Fernandes - inscrições encerradas
- Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes
- inscrições encerradas
- Ativando recursos para projetos
locais, com Flaviano Souza e Silva – inscrições
encerradas
C. Ciclo de Resultados: após as
oficinas e palestras, será organizada uma Mostra Artística em formato híbrido
(presencial e on-line), em que espetáculos em formato híbrido serão montados,
trabalhando os conteúdos de todas as cidades.
Serviço
Conexão Cultural – Histórias
para encantar, conectar e crescer!
Estação das Histórias em Caeté
Dia 28 de junho (terça-feira)
08h - Escola Municipal Helena de Barros Pinheiro
10h - Escola Municipal João Monlevade
15h - Cine Teatro, com participação das escolas Escola Municipal Dr. João Pinheiro, Escola Municipal Hélio Cerqueira Peixoto, Escola Municipal Colibri de Ensino Especial
Para conhecer o projeto Conexão Cultural: https://planetacultura.com.br/