A irmandade do Patriarca São José dos Bem-casados, também protetor dos artesãos, foi erigida na Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias pelos homens pardos, reunindo grande número de artesãos, músicos e militares. Mais tarde passou para a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, onde foi confirmada em 1730. Essa irmandade teve também a participação efetiva das mulheres na administração, ao lado dos seus respectivos maridos e senhores. Já no ano de 1726, a irmandade construía capela própria no bairro do Pilar. Nesta capela primitiva esteve depositado, entre 1731 a 1733, a Imagem do Senhor dos Passos da Matriz do Pilar enquanto se concluíam as obras da Capela-mor desta igreja. Com risco encomendado a Francisco Branco de Barros Barriga, as obras são iniciadas em 1753, só se concluindo em 1811. Em 1772, Aleijadinho fornece o risco da torre, que não chegou a ser executado, e o risco do retábulo da capela-mór. Essa se trata da primeira obra documentada de Aleijadinho no campo da talha.
Igreja de São José antiga Capela Imperial
Construção iniciada por volta de 1752 e concluída em 1811. Os riscos do retábulo da capela- mor são de autoria de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que foi juiz da irmandade.
A fachada permaneceu a mesma até 1856, quando a irmandade decidiu reformá-la. Pedras foram trazidas do Pico do Itacolomi para os cunhais da torre e os enquadramentos das janelas. Também o novo telhado foi executado. Ao lado da Igreja encontra-se o cemitério onde foi enterrado o poeta Bernardo Guimarães. Fechada por 20 anos, foi restaurada e reaberta à comunidade em 02 de dezembro de 2012.
Aberta para visitação
Novena Perpétua em Honra a São José e Missa todas às Quartas-feiras às 18h30
Rua Teixeira do Amaral, Centro Histórico de Ouro Preto ,MG
Paróquia Nossa Senhora do Pilar - Telefone: (31) 3551-4736