Construção datada de 1733 a 1785. Diz a lenda que foi erigida por Chico Rei e sua tribo, com o ouro tirado da mina da Encardideira. No interior, talha da capela-mor de Francisco Xavier de Brito com supervisão técnica de Manuel Francisco Lisboa. Na pintura do forro da capela-mor pode-se observar as figuras de quatro doutores da igreja, sendo um deles um Papa negro. A imagem de Nossa Senhora do Rosário, em pedra-sabão, que está no nicho da portada é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Detalhes da presença da cultura negra nas belas talhas em madeira representando conchas e outros elementos.
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Irmandades do Rosário
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da freguesia de Antônio Dias foi fundada por volta de 1717, sediada na igreja de Santa Efigênia, ereta na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, até que construiu capela própria, em local que veio chamar-se Alto da Cruz do Padre Faria. De acordo com seu compromisso, não havia distinção quanto à origem racial de seus irmãos:
Entrará nesta Irmandade toda a qualidade de pessoas, sendo Catholiocos Romanos p.m ? effeyto de gozarem dos privilegios, e indulgencias, de que he enriquecida a mesma Irmandade ... (nota)
Contudo, em 1740, por razões desconhecidas, os pretos expulsam os brancos da corporação; estes erguem uma nova irmandade do Rosário na Capela do Padre Faria.
A Irmandade do Rosário do Alto da Cruz registra a maior participação feminina de todas as irmandades, sendo a maioria das mulheres livres, entre os homens, por seu turno, havia uma grande projeção de escravos. (nota)
A esta irmandade é atribuída a lenda dos escravos que escondiam o ouro em seus cabelos, indo-os lavar na Igreja de Santa Efigênia, de onde extraíam o dinheiro para a contrução e embelezamento do templo, como também para a compra de alforrias. (nota)
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada na freguesia de Nossa Senhora do Pilar foi erguida em 1715 em sua Matriz, e transferiu-se para templo próprio em 1716, situado no bairro do Caquende de Vila Rica (que parece significar cá-aquem de Vila Rica, pois dali partia-se para a estrada real).
Nesta irmandade parece também não haver restrições quanto à origem dos irmãos, pois, de acordo com o Compromisso, datado de 1750:
(Toda a pessoa preta, ou branca, de hum, e outro sexo, forro ou captivo, de qual quer nasção que seja, que quizer ser Irmão desta Irmandade, irá a mesa, ou a casa do Escrivão da Irmandade pedir lhe faça assento de irmão ...)