*Iniciativa, desenvolvida por um projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais no Museu de Congonhas, com apoio da Gerdau e Cemig, foi apresentada nesta terça, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal *
Foi oficialmente lançada, nesta terça-feira, 23 de maio, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, a nova etapa do Programa de Formação em Mídia-Educação do Museu de Congonhas. A partir de agora, a iniciativa, que investe na formação de educadores e exploração de conhecimentos e tecnologias das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), será replicada também nos distritos de Pires e Lobo Leite, pertencentes a Congonhas; e Mota e Miguel Burnier, de Ouro Preto. O objetivo central do projeto é transformar e atualizar a experiência em sala de aula, contribuindo assim para o aumento dos níveis de ensino da região.
A expansão do projeto foi possível graças à recém-firmada parceria com a Gerdau. De acordo com o diretor da Gerdau Mineração, Aloysio Carvalho,
diretor executivo de Mineração da Gerdau, presente no lançamento, o programa representa uma nova maneira de levar o conhecimento e o aprendizado para as crianças, por meio da capacitação dos professores.
Também participaram do lançamento representantes do poder público, como o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo de Araújo Santos; o
prefeito de Congonhas, José de Freitas, mais conhecido como Zelinho; a secretária de Educação de Congonhas, Maria Aparecida Resende; e o representante da Prefeitura de Ouro Preto, Tude Terêncio Lobato.Representando a Cemig, que também assina o projeto, esteve presente Lurdenilde Miranda de Almeida.
O Programa de Formação em Mídia-Educação foi apresentado pelo pesquisador João Alegria (PUC-Rio / Canal Futura), curador da iniciativa. “O que se
pretende é contribuir para uma mudança conceitual na forma de compreender a educação e a sala de aula, estimulando a percepção do nível de tecnologia e de inteligência já disponíveis nesse espaço, e que os próprios professores consigam pensar transformações. Não é uma tentativa de mudança de cima para baixo ou de fora para dentro. É um convite à uma transformação cultural sobre a forma de se pensar o fazer da educação”, explicou.
“Das 32 escolas que compõem a rede municipal de ensino de Congonhas, possuímos atualmente 23 com atividades complementares de tempo integral,
sendo que quando assumimos eram apenas três. Nossa rede possui profissionais competentes.
Foto: João Alegria, curador do Programa de Formação em Mídia-Educação de Congonhas; e Edineia Araújo, responsável pela iniciativa; no lançamento em Belo Horizonte.