Conta para doações:
Lar São Vicente de Paulo de Ouro Preto
Banco Santander
Agência: 3222
Conta Corrente: 13000383-9
CNPJ 23.068.737/0001-41
O Lar São Vicente de Paulo de Ouro Preto, que abriga cerca de 60 idosos, enfrenta uma crise financeira sem precendentes na sua história. A partir deste mês, a Instituição já começa a entrar no temido cheque especial. Segundo o Estatuto do Idoso, o Lar só pode utilizar 70% do recurso do idoso, mas o idoso tem um custo para o Lar de 2 a 3 vezes o recurso. Muitos idosos são acamados, o que exige muitos funcionários para acompanhá-los. A subvenção (bem abaixo da necessária) prometida pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto para este ano, ainda não foi repassada. E até agora, os seguidos saldos negativos mensais vinham sendo abatidos com dinheiro da reserva. Pois bem, esta reserva acabou.
RESPONDENDO ALGUMAS PERGUNTAS:
O Lar pertence à Paróquia?
Não. A administração do Lar é independente da Igreja. O Lar pertence à Sociedade de São Vicente de Paulo, uma organização de leigos voluntários, que se sentiram na necessidade de ajudar aquelas pessoas idosas mais necessitadas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e até mesmo pela sua própria família. Ninguém da sua diretoria recebe salário, todos trabalham de forma voluntária, por caridade cristã. Os funcionários, sim, trabalham remunerados.
O Lar não tem muitas casas alugadas?
Algumas administrações anteriores que passaram pelo Lar, decidiram, à época, construir algumas casas para alugar, com o objetivo de ajudar a manter o Lar financeiramente, o que tem ajudado, mas insuficientemente. Nada se tem construído já há alguns anos. As obras foram paralizadas, para que não se esgotassem os recursos, ficando ainda uma reserva, que acabou. O total dos alugués atualmente não chega a 5 mil, para uma despesa mensal do Lar que varia de 70 a mais de 90 mil.
E aquela construção na esquina ao lado da entrada do Lar?
Aquela obra está sendo feita com dinheiro do Conselho Metropolitano de Ouro Preto, da Sociedade de São Vicente de Paulo, e este recurso veio de duas Ações Solidárias feitas em 2012 e 2013, para a construção de sua sede, com a contribuição de moradores também de outras cidades, incluindo Mariana, Itabirito, Ponte Nova, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco etc. A obra trata-se de um acordo de ajuda mútua entre o Lar e o Metropolitano, pois também serão construídos um galpão e um apartamento, cujos aluguéis serão para ajudar o Lar, na tentativa de minimizar suas dificuldades financeiras.
Quem ajuda mais o Lar?
Principalmente, a comunidade (as pessoas com suas doações) e a Fundação Gorceix (com doações de equipamentos e listas de materiais e alimentos). As Repúblicas da UFOP também têm ajudado bastante com suas campanhas de doações.
Como ajudar?
Doações em dinheiro ou materiais podem ser feitas na secretaria do Lar. Pode ser feito também um cadastro para débito em conta de Luz. Há também um carnê para doações mensais. É importante que as doações sejam feitas diretamente na secretaria do Lar ou com alguém de confiança. Jamais a desconhecidos.
E a Prefeitura?
A subvenção da Prefeitura, com seu valor sempre bem abaixo do necessário e seus constantes atrasos, tem tornado crítica a situação financeira do Lar.
A diretoria, os funcionários, os idosos e a comunidade em geral solicitam uma maior sensibilidade da Prefeitura frente aos problemas financeiros do Lar. E o repasse URGENTE da subvenção.
Maiores detalhes, com a diretoria do Lar.
Texto de Reginaldo Luzaniro