Esse é o Portal da Marca Ouro Preto, mas o que é uma marca? Bom, a origem da palavra tem relação com “marcar”, no sentido de produzir um efeito que não pode ser apagado.
Enquanto a teoria ensina que marcas são feitas para serem lembradas, na prática elas são uma espécie de atalho que usamos para tomar decisões. Quando vamos a um mercado, por exemplo, e queremos comprar uma garrafa de água. Parece uma tarefa simples, mas ao nos depararmos com produtos parecidos é preciso fazer uma escolha. Nessa hora, o preço pode fazer diferença, mas não é a coisa mais importante. Do contrário apenas o produto de menor custo da categoria seria vendido e basta pensar em refrigerantes para perceber que o mais barato nem sempre é o mais vendido.
O mesmo processo acontece na hora de aproveitar o tempo livre nas férias, feriados e finais de semana. A maior parte das pessoas tem restrições de tempo e orçamento. Por mais que amemos viajar, somos obrigados a optar por um roteiro centrado em uma região. Nessa hora a marca-destino entra em cena.
Marcas são atalhos imaginários, baseados em expectativas: podemos pensar em uma viagem tranquila em um resort à beira-mar ou em aventuras exóticas dentro de uma floresta tropical.
A marca-destino de Ouro Preto promete ao viajante uma experiência imersiva na história, como se fosse voltar no tempo e entender suas raízes e sua cultura. Essa promessa é feita pela frase “onde todo dia é histórico” e entregue na arquitetura da cidade, bem como nas histórias que foram ambientadas em suas ruas.
O primeiro objetivo de uma marca-destino é fazer com que o local seja escolhido durante o processo de escolha de uma próxima viagem. O segundo objetivo é fazer com que esse local fique marcado na mente e no coração do viajante, de modo que ele recomende o destino para amigos e parentes. Isso acontece com mais facilidade quando existe uma sensação de unidade e coesão. Por isso é importante que todos se unam e adotem a marca em seus materiais de divulgação como site, folhetos e comunicados.
Para facilitar essa unificação, o Portal da Marca Ouro Preto foi desenvolvido. Aqui todos podem ter fácil acesso à logomarca. Além disso, preparamos materiais de base como cartas e imagens que podem ser usadas sem custo.