Segurança reforçada visa preservar obra da comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem como preocupação cuidar e preservar as riquezas que a comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco/MG, guarda em sua história. Uma dessas formas de preservação é a proteção da Matriz de Santo Antônio e das obras centenária que se abrigam nela. Um moderno sistema de segurança já está instalado, protegendo ainda mais os bens culturais da igreja.
No último mês de junho, a Igreja Matriz de Santo Antônio recebeu a instalação de um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que distribui imagens de oito câmeras localizadas em pontos específicos da Igreja.
Wilton Fernandes, coordenador dos projetos dos Bem-Te-Vis, considera que a instalação do novo sistema é fundamental para a comunidade e para a igreja em si, pois existe um controle do fluxo de pessoas na Igreja, e o sistema de câmeras garante a segurança do monumento.
A instalação é uma parceria com a empresa Lux Engenharia, que há 11 anos acompanha e presta serviços para a Igreja e para a Associação Os Bem-Te-Vis. Webert Leite, engenheiro responsável pela intervenção, conta que, além de proteger a Igreja, o sistema é moderno e ajuda a identificar e inibir ações. A empresa cuida também da manutenção do sistema.
O novo sistema de segurança da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia faz parte dos trabalhos de restauro de bens integrados da igreja, projeto realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
História
Em 1994, a Matriz de Santo Antônio de Itatiaia sofreu um furto e teve parte de seu acervo de esculturas furtados. Após esse fato, a comunidade decidiu tomar a frente no processo de proteção dos bens da igreja. Em 2008, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis executou o projeto Luminotécnico da Matriz e, entre as ações realizadas, foi instalado um sistema de segurança e também de proteção contra incêndios. A proteção ao patrimônio da comunidade é uma das frentes de atuação dos Bem-Te-Vis.
Matriz de Santo Antônio – Itatiaia
A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)
Durante o início da década de 1980, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.