A Prefeitura de Ouro Preto informa que, segundo Nota Informativa nº 191/2019-CGPNI/DEIDT/SVS/MS do Ministério da Saúde do dia 21 de agosto, as recomendações sobre a vacinação contra o sarampo foram atualizadas.
Diante da atual situação, a fim de interromper a cadeia de transmissão do vírus e com o intuito de reforçar as ações contra o sarampo no município, ficou decidido que todas as crianças de seis meses a menores de um ano de idade devem ser vacinadas com uma dose de tríplice viral, devendo manter as recomendações estabelecidas no calendário nacional de vacinação.
A vacinação de rotina contra o sarampo deve ser mantida e continuar na população de 01 (um) ano até 49 anos de idade, considerando-se o histórico anterior das vacinas que contenham componente sarampo.
A descontinuidade dessa recomendação ocorrerá quando os estados não apresentarem casos confirmados nos últimos 90 dias. O Ministério da Saúde informará oportunamente o momento em que a vacinação de crianças menores de um ano de idade deverá ser descontinuada.
Entre as semanas epidemiológicas 1 (30/12/2018) e 33 (10/08/2019), o Brasil registrou 1.680 casos confirmados de sarampo. Atualmente, se encontram em situação de surto 11 Unidades Federadas (UF), a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná.