Em razão de recente caso de acidente por lagarta Lonomia (taturana), a Secretaria de Saúde vem esclarecer que:
Nesta época do ano é comum o aparecimento desta lagarta em razão do seu ciclo de vida. Esta lagarta possui corpo marrom, espinhos em forma de pinheirinho verde folha, listra marrom contornada de preto ao longo do dorso, manchas brancas no dorso. Em geral, vivem em colônias (grupos),
A grande maioria dos acidentes por Lonomia requerem somente tratamento sintomático. Ocorrem sintomas locais como queimação, vermelhidão, coceira e raramente bolhas, que regridem espontaneamente em poucas horas.
Em poucos casos pode ocorrer sintomas gerais como dor de cabeça, mal-estar geral, náuseas e vômitos, dores abdominais e musculares, sangramentos.
Em caso de necessidade de soroterapia específica, os pacientes são encaminhados para o Hospital João XXIII, referência para a Macrorregião.
Em contato telefônico na manhã de hoje com a Coordenação do Hospital João XXIII foi nos informado que o estoque de soro específico está normal e que o número de casos atendidos no Hospital encontra-se dentro do esperado para a época.
Em caso de suspeita da presença de lagartas, entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelos telefones: 31 3559-3294 ou 3559-3250.