Por Maria da Consolação Anunciação- Musicóloga
Esse texto tem como objetivo compartilhar conhecimento sobre alguns aspectos relevantes[1] que se encontram na música e no texto do Hino Ave Maris Stella, traduzido do latim para o português como “Ave do Mar Estrela”, cantado em honra à Nossa Senhora da Conceição. O hino foi composto no século XVIII e é cantado e tocado pelo Coral e Orquestra São Pio X, durante a Novena no Jubileu de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, na cidade histórica de Ouro Preto-MG, com os propósitos de preservar a fé católica e de fortalecer a devoção à Maria, mãe de Jesus.
Ao lado do ciclo temporal, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias comemora o XXXVIII Jubileu da Imaculada Conceição, em honra à Nossa Senhora. Nele se insere-a novena para se festejar a grande Padroeira, que é venerada, juntamente com o seu Filho, Jesus, através de sermões, orações e músicas sacras, tanto do Barroco Mineiro como mais recentes. Desse modo, todos os devotos se unem em suas orações e ao contexto cultural para pedir, homenagear e agradecer a Deus. Dentre as melodias e orações entoadas encontra-se o Hino intitulado Ave Maris Stella, aqui avaliado.
O hino foi escrito pelo compositor João de Deus de Castro Lobo[2], e seu manuscrito mais antigo encontra-se no Acervo musical do Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência[3]. Trata-se de um hino escrito em latim, cuja tradução e linguagem musical possuem aspectos dotados de significados e valores que marcam a fé e cultura do Barroco Mineiro. São exatamente esses aspectos que compartilho abaixo, em um pequeno relato e através de uma simples análise, descritos aqui pelo conteúdo que sua melodia propõe passar e pelo que sua letra objetiva fazer entender, subjetivamente, para músicos, devotos de Nossa Senhora, admiradores da cultura barroca mineira e leigos que querem refletir sobre a missão de Maria, dentro da fé católica.
[1] Por se tratar de uma obra musical do século XVIII, uma análise e um estudo mais aprofundado do Hino “Ave Maris Stella” pode ser feita futuramente. No momento, o tempo não nos permite aprofundarmos. Só pretendemos compartilhar informações básicas e divulgar aspectos para que o leitor fique um pouco informado sobre tal Hino e seu contexto.
[2] João de Deus de Castro Lobo nasceu na Freguesia do Pilar de Vila Rica, em cuja Matriz foi batizado, a 16 de março de 1794. Foi musicista e organista notável, muito popular em Minas. Suas obras musicais são de grande beleza e requinte. Faleceu em 1832 na cidade de Mariana. (De “Arquidiocese de Mariana” do Cônego Raimundo Trindade, vol. II, 1955, p. 94).
[3] Referência FCC, Acervo Curt Lange.
Na melodia, em sua macro forma, destacam-se duas partes que são repetidas por três vezes. A primeira delas sempre introduz e conclui a segunda. Nela são declamados os versos preparativos para a sequência da segunda parte, que será executada pelos músicos e cantores. Trata-se de uma pequena melodia calma e serena, como um canto gregoriano, entoado por um coro de celebrantes e o povo. Inicia-se com as palavras “Ave Maris Stella”, exaltando Maria no primeiro verso e louvando a Santíssima Trindade no último.
Após esse diálogo entre padres e fiéis presentes, inicia-se a segunda parte com a participação dos instrumentos musicais de corda, de sopro e órgão que executam uma introdução ao canto da melodia. Essa introdução determina um momento especial que o compositor quis mostrar, ao escrevê-la. Ela é executada em um andamento musical rápido, no qual os instrumentos entram em harmonia e contrapondo-se uns aos outros, com bastantes ligeireza, intensidade e expressão. Considera-se, portanto, que é uma é uma execução em que os músicos tentam expressar o que o compositor escrevera para ser sentida ou interpretada como uma preparação para se ouvir o texto da melodia que virá a ser cantada, ou seja, a “Ave Maris Stella”, que, em uma interpretação de analogia com o anúncio do Anjo Gabriel, torna-se uma metáfora de preparação para algo muito importante e santo que irá acontecer.
Numa análise musical, esses aspectos podem ser sentidos, considerando a subjetividade de quem ouve, nos acordes e escalas musicais, em harmonia e em contraponto entre eles; trata-se, pois (ou pelo menos deve ser), de um andamento alegre e dinâmico, num toque de sons que pedem ser expressivos e rápidos, onde todos se encontram e conversam de forma intensa e harmônica, sentidos para um anúncio de algo bom, o que reforça ainda mais a metáfora traduzida como “Ave do Mar estrela”. Após essa execução instrumental, executa-se o solo de uma soprano, em um andamento calmo e moderado, apenas acompanhado harmonicamente por alguns instrumentos. Os versos da melodia cantados pela soprano tratam, ora, de uma exaltação, ora, de uma súplica à Maria. E, novamente, eis que surge outro momento que o compositor afirma mais uma vez o título “Ave Maris Stella”, pois as últimas palavras do solo cantado são repetidas em outra melodia pelo coro de vozes, primeiramente em um andamento agitado, com muita intensidade, muitos instrumentos, ora simultaneamente, ora em contraponto uns com os outros. Em seguida, outros versos são declamados de forma serena com pouca intensidade, concluindo o verso para o povo e os sacerdotes cantarem novamente a capela um outro verso.
Sob uma análise mais cultural da música do Barroco, os momentos musicais acima citados e essa expressão da fé são aspectos do estilo do Barroco Mineiro e que, se estudados mais profundamente dentro do estilo de João de Castro Lobo, são típicos do compositor que usa tais aspectos para trabalhar a religiosidade. Eles podem ser sentidos por quem ouve a melodia através do andamento, ora lento, ora rápido, da colocação e ligeireza dos instrumentos musicais, da repetição das palavras e da densidade e intensidade dos sons.
Os aspectos acima referenciados também podem ser analisados na melodia em função da cultura e da fé, fazendo analogia com o Salmo 118 ou 119 da Bíblia Católica[4]. A analogia pode ser feita com a metáfora, “Ave Maris Stella”, referindo à saudação do Anjo a Nossa Senhora e a “Lei de Deus” que é suplicada em todo momento no referido salmo, também considerado por alguns estudiosos como “Oração da Virgem Maria”[5]. Essa consideração é justificada pela obediência de Nossa Senha à Lei de Deus. Nesse sentido, segue-se abaixo, uma pequena comparação de alguns versículos do Salmo 118 ou 119, com os versos da melodia com os versos da melodia do Hino “Ave Maris Stella”. Conclui-se esse texto se referindo ao Hino como uma propagação da fé católica, uma afirmação da cultura do Barroco Mineiro e através da letra que serve de metáfora que, se entendidos como uma analogia com os versículos do citado Salmo, elevam Maria como propagadora da Lei de Deus.
[4] Há uma diferença entre esses números, dependendo da Edição da Bíblia e do contexto pelo qual se estudam os Salmos em livros de alguns estudiosos como, por exemplo na referência que cito abaixo, trata-se de Salmo 119.
[5] BORGES, Marília. Salmos e suas Finalidades. Belo Horizonte: Editora Arcanjus Ltda., 2001.
Versos do Hino “Ave Maris Stella” | Valor e Significação |
Versículos do Salmo 118 ou 119 |
1 Ave, do Mar Estrela 2 de Deus Mãe Santa 3 e sempre virgem 4 Porta feliz do Céu. 5 Aceitando aquele “Ave” 6 Pela boca de Gabriel 17 Virgem sem igual 18 Entre todas a mais suave |
Fonte de felicidade humana. Fonte de sabedoria aos mestres do mundo |
01. Bem-aventurados os retosem seus caminhos que andam na lei de Deus. 12 Bendito És Tu, ó Senhor, ensina-me Teus estatutos 140 A Tua palavra é muito pura, portanto, o teu servo a ama. 103 Óh! Quão doces são Tuas palavras! Mais doce que o mel em minha boca. |
7 Confirma-nos a paz 8 mudando de Eva o nome |
Auxílio nas leis humanas Repousar a esperança |
52 Lembrei-me dos Teus Juízos antiquíssimos, ó Senhor e assim me consolei. 113 Odeio os pensamentos vãos, mas amo Tua lei. |
9 Quebra as algemas aos réus 10 Leva a luz aos cegos 11 Afasta nossos males 12 Suplica todos os bens. |
Contra os opositores Auxílio nas Leis Humanas. Conforto na dor. |
18 Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei. 46 Também falarei dos Teus testemunhos perante os reis e não me envergonharei. |
13 Mostra que Tu és Mãe! 14 Que O Teu Filho receba por Ti a prece 15 Ele que por nós 16 suportou nascer 19 Livres das culpas 20 Faz que nós sejamos mansos e castos. 21 Dá-nos vida pura 22 Prepara um caminho seguro 23 Para que vendo a Jesus 24 Sempre nos alegremos |
Oração contra Hostilidades. Oração para obter graça Desventura e a dor. |
27 Faze-me entender o caminho de Teus preceitos, assim falarei das Tuas maravilhas. 31 Apego-me aos Teus testemunhos ó, senhor, não me confundas. 34 Dá-me entendimento, e guardarei a Tua lei, e observá-la- ei de todo o meu coração. 159 Considera o como amo Teus preceitos, vivifica-me ó ó Senhor segundo Tua benignidade. 38 Confirma Tua palavra ao teu servo que é dedicado ao Teu temor. |
25 seja louvor a Deus Pai 26 A Cristo, a Glória 27 e ao Espírito Santo 28 aos Três a mesma honra, Amém. |
Fidelidade com a Lei Divina Consolação Divina Paz e alegria Súplica pelas necessidades espirituais. |
66 Ensina-me bom juízo e e conhecimento, pois crí nos Teus us mandamentos. 72 Melhor é para mim a lei de Tua boca do que milhares de ouro e prata. 89 Para sempre, ó Senhor a Tua palavra permanece no Céu. 162 Folgo com a Tua palavra como aquele que acha um grande despojo. 171 Os meus lábios proferiram o louvor quando me ensinaste os Teus estatutos. 175 Viva minha alma a louvar-te; ajudem-me os Teus juízos |
A tradução em latim é anônima, o que tira da responsabilidade do coral ou quaisquer outras instituições que perpetuam o hino qualquer forma de erro semântico .
A tradução do Hino cantado pelo Coral e Orquestra São Pio X há mais de cinquenta anos e admitido como oficial desde a instalação do primeiro jubileu é exatamente a que apresentamos a seguir:
Padre e Fiéis: Ave, do mar estrela, de Deus Mãe Santa e sempre virgem, porta feliz do Céu
Coral: Aceitando aquele ”Ave” pela boca de Gabriel, confirma-nos a paz, mudando de Eva o nome.
Padre e Fiéis: Quebra as algemas aos réus, leva a luz aos cegos, afasta nossos males, suplica todos os bens
Coral: Mostra que tu és mãe, que o teu Filho receba por ti a prece; ele que por nós suportou o nascer.
Padre e Fiéis: Virgem sem igual, entre todas a mais suave, livre das culpas, faz que nós sejamos mansos e castos
Coral : Dá-nos a vida pura, prepara um caminho seguro para que vendo a Jesus sempre nos alegremos
Padre e Fiéis: Seja louvor a Deus Pai ,a Cristo a glória e ao Espírito Santo; aos Três a mesma honra, amém.[6]
[6] Tradução extraída de folheto oferecido aos fiéis durante a novena desde o primeiro jubileu. Em 2015, a paróquia realiza o trigésimo-oitavo.
Foto arquivo 2010- Eduardo Tropia: Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias - Ouro Preto, MG.