Sobre o encerramento das atividades culturais na Estação Trem da Vale, em Mariana, a partir desta quinta-feira (30), o prefeito Celso Cota informou que o município buscará parceiros para manter o funcionamento do espaço, de maneira a não prejudicar o acesso da comunidade local.
A empresa comunicou a suspensão das atividades de espaços, como biblioteca, sala de memória, tenda cultural, praça lúdico-musical, vagão experiência e vagão musical. Em comunicado, a Vale informa que as viagens do trem turístico para o público as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados nacionais continuarão acontecendo normalmente.
“Tivemos uma conversa com a gerência da Vale sobre as ações que a empresa vem tomando para reduzir o custeio, dentre elas a suspensão, temporária, das atividades da estação. É importante dizer que o trem continuará circulando normalmente. O que vamos propor são algumas parcerias, com os grupos culturais de Mariana e as secretarias de Educação e Cultura, para manter o funcionamento da estação até que a empresa retorne o projeto”, disse o prefeito.
O prefeito obteve a garantia da empresa de que não haverá interrupção das atividades do trem turístico (maria-fumaça), entre Mariana e Ouro Preto. “Sabemos que é um momento de transição, mas temos que achar o caminho juntos e não podemos perder o que já conquistamos”, disse
E Ouro Preto, o que está fazendo para manter as atividades na estação da Cidade?