A Igreja de Nossa Senhora do Rosário nesse Natal presenteia ouro-pretanos e visitantes com um Presépio no seu hall de entrada.
O presépio faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, com imagens dos personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão. Na manjedoura ao centro, no presépio da Igreja do Rosário uma Bíblia que será substituída pela imagem do menino Jesus, no dia 24 de dezembro, às 16h. Aberto para visitação todos os dias no Largo do Rosário, Centro Histórico de Ouro Preto (MG).
Presépio de Natal - História
O primeiro presépio montado, de acordo com fontes históricas, foi por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. A tradição de montar presépio dentro das casas vem desde o século XVIII, popularizado na Europa e depois em outras regiões do mundo.
Peças usadas na montagem:
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador); Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo); José (pai de Jesus Cristo); Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus); Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu); Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus); Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu); Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu).
Os Reis Magos: Melquior, Baltazar e Gaspar - conduzidos pela estrela, chegam ao local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes – mirra, ouro e incenso. Geralmente as imagens dos Reis Magos são colocadas no presépio no dia dos Reis Magos, 06 de Janeiro. Os presentes dos Reis Magos tem um sentido simbólico: ouro representava a realeza, a mirra (resina antisséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.
Fotos do Presépio montado no Hall da Igreja do Rosário, no Largo do Rosário em Ouro Preto, MG ( 20/12/2014) Crédito: mjmt