As Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP) e a Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP), realizaram no último domingo (14) uma ação social no bairro Vila Aparecida, em Ouro Preto. Em parceria com a Associação dos Moradores da Vila Aparecida (AmoVila) e Blocos Carnavalescos da cidade, o intuito desse dia foi "aproximar os estudantes e a comunidade de Ouro Preto, levando um pouco do conhecimento da universidade aos moradores", como conta Pedro Ribeiro da Costa, (vice-presidente da REFOP) .
O evento, que pretende ir a outros bairros, contou, em sua estrutura, com tendas dos cursos de Direito, Medicina e Biologia. A intenção principal de cada espaço foi de levar informação sobre as áreas específicas para os moradores da Vila. A barraca de Medicina, além de informar, prestou serviços médicos simples, como a avaliação da pressão e orientações básicas.
Além da troca de conhecimentos científicos, o conhecimento social também é ponto relevante. "Ás vezes as pessoas do bairro não sabem como é a vida na universidade e às vezes o universitário também não sabe como é a vida do ouro pretano. Então, essa troca de experiências é muito positiva", afirma Nilson, representante da AmoVila.
Outra palavra de ordem foi lazer. As crianças do bairro puderam se divertir na área infantil. O espaço contou com pintura facial, cama elástica, roda de capoeira, oficina de pipa, bambolê, disputa de dança e futebol. Para driblar o calor, o evento dispunha de água mineral, refrigerante e chupa-chupa. Barracas de pipoca e cachorro-quente também foram instaladas.
Texto e fotos: Verbalize! Jr - Empresa Júnior de Jornalismo
Carolina Carli
Ana Paula Bitencourt
Stênio Henrique Lima