No próximo final de semana, a Sociedade Musical União Social, sediada no distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo, comemorará 151 anos de atividades ininterruptas. Para marcar a ocasião serão realizados os seguintes eventos:
12/09/2015 (Sábado) - 19:00: Missa Solene na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré;
13/09/2015 (domingo) - 05:00 - Tradicional Alvorada Festiva pelas principais ruas do distrito
09:00 - ENCONTRO DE BANDAS com a participação das seguintes bandas:
Sociedade Musical União Social (Aniversariante);
Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva (Rodrigo Silva/MG);
União Musical N. S. do Carmo (Barra Longa/MG);
Sociedade Musical São Gonçalo do Amarante (Amarantina/MG);
Banda Euterpe Cachoeirense (Cachoeira do Campo/MG).
Na oportunidade, a S.M. União Social agradece a todos que colaboraram para a realização dos eventos, em especial aos músicos que, cada um ao seu tempo e de acordo com seu talento, atenderam ao chamado de disciplina, companheirismo, lealdade e solidariedade; princípios estes que nortearam a manutenção da entidade por esses 151 anos de atividades ininterruptas.
Breve Histórico
Em 1864, surgiu em Cachoeira do Campo, por forças de divergências políticas dentro de uma banda pré existente na localidade, a Sociedade Musical "União Social".
Isso porque o então regente da banda pré-existente renunciou ao cargo e, por coincidência, os dois candidatos, que se colocaram na disputa, eram adversários políticos, militantes dos dois partidos em vigor no Segundo Império, o Conservador e o Liberal.
Como fundador da banda pré-existente era ligado e um dos próceres do Partido Conservador local, sua influência foi exercida no sentido da escolha do correligionário Francisco Carlos de Assis Ferreira, o "Mestre Chico".
Percebida a manobra política, os músicos da ala liberal se rebelaram, desligando-se em seguida da banda pré-existente para fundar a que foi denominada "Sociedade Musical União Social" sob a liderança e regência do mestre preterido, João Gonçalves de Magalhães.
A Sociedade Musical União Social é conhecida popularmente como "Banda Baixo", por ter sua sede na parte baixa de Cachoeira do Campo, ao contrário de sua congênere, na parte alta.
A S.M. União Social mantém-se através das gerações com o mesmo espírito de liberdade, preconizado por seus fundadores, sob clima de companheirismo na dedicação à causa da banda.
Há alguns anos, a banda era campo exclusivo de homens. Hoje, meninos e meninas, rapazes e moças integram suas fileiras ao lado dos veteranos, que ingressaram com a mesma idade dos que agora se iniciam.
Endereço: Rua Santo Antônio, n. 01 – Centro, distrito de Cachoeira do Campo, Ouro Preto/MG, CEP 35.410-000
Data de Fundação: 08 de setembro de 1864
Número de integrantes: 45
Regentes: Cap. Pedro Simeão Guilherme / Márcio Sávio Bretas