Sua denominação homenageia o artista ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, filho de Manoel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Criado em 1968 pelo então Pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Francisco Barroso Filho, o museu reúne peças de arte-sacra e documentos do acervo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
O Museu Aleijadinho integra um circuito que abrange três igrejas históricas de Ouro Preto: Santuário Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, onde abriga as salas: Refulgência, Festas Religiosas, Arte na Talha, Miniauditório, Sala Multivisão e a Sala da Encenação da Morte; a Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho; e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo.
O ingresso é válido para a visitação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdôes ( Mercês de Baixo) e Igreja de São Francisco de Assis.
Endereço:
Rua Bernardo Vasconcelos, 179, Antônio Dias Ouro Preto (SEDE)
Telefone: (31) 3551-4661
Horário de Funcionamento:
Igreja de São Francisco: terça a domingo, das 08h30 às 12h e 13h30 às 17h.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição: em restauração.
Igreja de Nossa Senhora das Dores: sábado, das 18h às 20h. (Horário da Missa).
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo.