Construção de 1766, concluída em 1772. Projeto de Manuel Francisco Lisboa, posteriormete modificado por seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Destaque pra as torres - coroamento em forma de sino arrematado por pequena pirâmide em obelisco, como na Igrja de São Francisco de Assis.
Antes de 1766, existia uma capela erigida pelos devotos de Santa Quitéria desde 1710. A imagem de Santa Quitéria encontra-se no trono, logo abaixo da imagem de Nossa Senhora do Carmo. O douramento dos altares laterais, os dois púlpitos e o douramento do frontão do corpo da Igreja foram reaizados por Manoel da Costa Ataíde. Os dois altares laterais de São João e Nossa Senhora da Piedade e o Lavabo de pedra-sabão são atribuídos ao Aleijadinho. Destaque para a presença de dez painéis de azuleijos portugueses em faiança.
Ao lado da Igreja, na casa do Noviciado, onde o Aleijadinho viveu seus últimos anos, hoje funciona o Museu do Oratório. Anexo à Igreja encontra-se o cemitério, construção iniciada em 1801 e terminada em 1861.
Endereço:
Rua Brigadeiro Musqueira, s/n.Centro Ouro Preto (SEDE)
Telefone: (31) 3551-2601.
Horário de Funcionamento:
Terça a domingo, das 8h30 às 11 e das 13h às 17h.
Missas aos domingos às 8h30