O FILME
O filme conta a história de um anjo que vem guiar um professor de nome Fausto a completar seu destino, após ele e a esposa Rachel perderem a filha de três anos. O Professor Fausto acredita que existe um propósito divino pela sua perda, enquanto a sua esposa, Rachel, se revolta e começa a se autodestruir. O que eles não sabem é que Fausto também está prestes a morrer, mas é necessário que ele cumpra a tarefa que lhe foi confiada. Enquanto o anjo Michael procura guiá-lo, os anjos caídos tentam impedir que ele o faça. A jornada deles explora as conexões entre o livre arbítrio, o destino, e a fé.
O PROJETO
A produção norte-americana “The Guardian Angel”, do diretor brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marco Aurélio, será rodada em Ouro Preto entre os meses de maio e junho pelo estúdio de cinema TASHA pictures, de Los Angeles. A trilha sonora criada exclusivamente para o filme é assinada pelo premiado compositor de cinema e trompetista Sean Schafer Hennessy, que foi treinado pelo legendário trompetista Wynton Marsallis.
Após 30 anos morando e trabalhando nos Estados Unidos o diretor retorna ao Brasil exclusivamente para fazer o filme, inspirado no cenário barroco entre as montanhas de Minas que visitou aos 17 anos e que nunca saíram de suas lembranças. “Quando eu desci do táxi, 30 anos depois, eu reconheci os mesmos lugares de quando eu visitei a cidade, com as mesmas cenas que eu tinha projetado”, comenta Marco Aurélio.
As gravações serão feitas em casarões, igrejas, ruas, praças e áreas de recreação da cidade. As datas referentes a cada locação estão ainda sendo confirmadas e serão divulgadas com antecedência a toda comunidade. A maioria das filmagens será noturna e em ruas de pouco trânsito de veículos e pessoas, minimizando os impactos à mobilidade urbana.
A cidade de Volta Redonda (RJ) também receberá para a produção do filme. Dentre as locações do município carioca estão a Casa de Saúde da cidade, que já está confirmada como locação, e a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), que pertence a Fundação CSN, onde o diretor Marco Aurélio estudou e se formou. “A disciplina de trabalho que aprendi lá foi essencial para o que eu faco hoje”, afirma Marco Aurélio, antes de comentar sobre sua surpresa com a pouca receptividade da instituição ao trabalho que ele quer realizar. Para ele, filmar na ETCP é uma forma de devolver a instituição, em suas próprias palavras, a “ótima adolescência e o excelente aprendizado que tive na escola”. A Fundação CSN, que administra a escola, pertence a Companhia Siderúrgica Nacional, cujo principal acionista é Benjamin Steinbruch, empresário importante na cidade de Volta Redonda e colunista da Folha de S. Paulo.
O DIRETOR
Marco Aurélio iniciou sua carreira como dramaturgo e poeta. Escreveu e dirigiu diversas peças antes de se apaixonar pela arte do cinema. Dirigiu vídeos de musicais e curtas metragens, estreando como diretor com o filme Shades Of Gray (2014). Além do roteiro e direção de “The Guardian Angel”, Marco Aurélio tem, em sua agenda futura, a direção dos filmes “The Children’sPlace”, “Flowers of Life”, “Senzala”, “Sunset High”, “Euler’s Dream”, “Three Corners”, “Afonso Arinos”, e outras produções internacionais.
RETORNO PARA A CIDADE
A escolha da cidade de Ouro Preto para as filmagens - considerando que os atores, atrizes e equipe técnica são na maioria provenientes dos Estados Unidos, São Paulo e Rio de Janeiro - implica na demanda de serviços de hotelaria, gastronomia, transporte, profissionais da área de produção artística, assim como outros serviços e profissionais locais, movimentando direta e indiretamente a economia do município. Além disso, o filme The Guardian Angel, o qual conta com participação de atores norte-americanos, mexicanos e brasileiros de renome internacional, tem previsão de circulação no mercado cinematográfico mundial, valorizando e divulgando a imagem de Ouro Preto no mundo todo, contribuindo para atrair turistas e investimentos para a região. Também estão sendo selecionados atores do curso de Artes Cênicas da UFOP e bailarinos de grupos de dança locais para cenas específicas, que demandam conhecimento técnico mínimo necessário de interpretação/desempenho corporal, além de pessoas da comunidade, em geral, para composição de elenco de apoio/figuração, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: lorraine.tashapictures@gmail.com ou pela página The Guardian Angel, no facebook.