A Orquestra Ouro Preto concorre ao Prêmio da Música Brasileira, com o disco Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, na categoria melhor álbum de MPB. Criado em 1998, o Prêmio da Música Brasileira se consolidou como o prêmio de prestígio da música brasileira. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.
Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença concorrem com outros dois nomes de peso da música popular brasileira: Gilberto Gil (com o disco Gilberto Samba) e Mônica Salmaso (com o disco Corpo de Baile). “Foi com muita alegria e êxtase que recebemos esta notícia. A indicação já é uma grande vitória. Gostaria de agradecer, em nome de toda a Orquestra Ouro Preto, ao público que sempre nos acompanhou e incentivou e às empresas parcerias, por acreditarem neste projeto que leva o nome de Ouro Preto para o Brasil e para o mundo. Um grande presente de 15 anos”, comemora o Maestro Rodrigo Toffolo, lembrando que em 2015 a OOP celebra 15 anos de sua fundação.
A entrega do prêmio acontece no dia 1º de Junho, no Rio de Janeiro
Valencianas
Gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, VALENCIANAS recria o cancioneiro de Alceu Valença, celebrando seus 40 anos de carreira, com arranjos inéditos de parte significativa de sua obra para música de concerto.
Fenômeno de vendas, o CD e DVD Valencianas alcança números expressivos. Pouco depois de seu lançamento, chegou a ficar 6º lugar em download no ITunes mundial (a frente do mais recente álbum do ColdPlay) e primeiro lugar na categoria MPB, aparecendo também, entre os singles, nos 20 primeiros com La Belle de Jour/Girassol (2º lugar), Anunciação (3º), Tropicana (6º) e Coração Bobo (16º). No Youtube, os 14 vídeos oficiais que compõe o DVD Valencianas, ultrapassaram juntos mais de um milhão de visualizações. Nas lojas brasileiras, a venda física continua, com milhares de exemplares vendidos.
Recentemente, Valencianas foi lançada no mercado europeu, em uma turnê por Portugal.