O Circo de Ouro Preto, conhecido principalmente pelas suas disputadas apresentações públicas anuais, realizadas com elenco infantojuvenil, é um programa que utiliza as artes circenses como instrumento da educação. Foi criado em 2009 pela OCA,Organização Cultural Ambiental, e chegou a ser considerado uma das cinco experiências cidadãs mais significativas do Brasil, no Congresso Latino-Americano e Caribenho de Arte Educação.
No entanto, mesmo em Ouro Preto, onde o projeto atende hoje cerca de 140 crianças e jovens, com idade entre 6 a 18 anos, ainda há quem não associe o Circo à entidade que o criou e o mantém.
Com a proposta de promover sua imagem e ampliar a visibilidade de suas ações, por indicação da Gerdau, patrocinadora oficial do Circo, a OCA selou uma parceria com outra organização, a Associação Imagem Comunitária, AIC, que atua no fortalecimento de iniciativas comunitárias a partir da comunicação.
A novidade nesta aliança é a forma escolhida para conduzir o processo que irá proporcionar ao Circo uma nova identidade visual.
No lugar de convocar apenas profissionais da área, artistas gráficos, publicitários e designs, foram mobilizados todos que atuam no projeto, desde a equipe administrativa, arte educadores e, principalmente, as próprias crianças e jovens. A nova cara do Circo será inspirada em textos e desenhos criados em oficinas de comunicação ministradas pela equipe da AIC.
E, ideias não faltam. Canetinhas coloridas e muita criatividade já estão traçando a marca que irá representar este projeto que desenvolve habilidades, revela talentos e cria oportunidades para centenas de crianças e adolescentes de Ouro Preto.
E mais: ainda insiste em encantar o público com seus surpreendentes espetáculos de fim de ano.
Para quem não sabe, a OCA, com o projeto Circo de Ouro Preto, já conquistou o Prêmio Itaú UNICEF Experiências que Transformam (2011), Prêmio É Bom Fazer o Bem (Banco Bonsucesso) e Prêmio Cena Minas (2012), Prêmio Carequinha (FUNARTE 2014) , Prêmio Valorizar VALE (1° lugar 2015), e vários outros títulos de reconhecimento.
Mais informações sobre a OCA e seu projeto: