Circuito de Imagens
Idealizado pelo coletivo FIXA: Imagem e Memória, o Circuito de Imagens tem como foco valorizar e preservar a memória e o patrimônio cultural - material e imaterial - de localidades mineiras usando a fotografia e o videodocumentário como ferramentas de expressão.
A segunda edição do projeto (www.circuitodeimagens.com.br) foi desenvolvida durante o ano de 2014 e início de 2015 nas comunidades quilombolas do Ausente e Baú, pertencentes à cidade de Serro/MG.
Por meio de uma convivência prolongada com os moradores destas comunidades, o Circuito de Imagens desenvolveu ações que tinham como objetivo ampliar o olhar da comunidade para a preservação e continuidade de suas manifestações culturais e toda a memória que nelas se encontram. Como comunidades quilombolas, pode-se registrar um pouco do Vissungo e do Catopê, manifestações que ainda se fazem presentes na memória dos que vivem ali.
Exposição
Fotógrafos e idealizadores do projeto, Ana Clara Silva e Nilmar Lage buscam documentar em suas imagens as particularidades e singularidades que caracterizam estes lugarejos como únicos. O ensaio é desenvolvido durante as visitas que fazem à comunidade.
Para Nilmar, a principal preocupação durante o desenvolvimento do trabalho “é respeitar a história e as pessoas que fizeram e fazem parte dela, com suas tradições e costumes que tanto encantam pela simplicidade e fé”.
Documentário
O documentário Remanescência apresenta as duas comunidades quilombolas, Ausente e Baú, que ainda guardam na memória de seus moradores o que resta de suas origens. Poucos ainda se lembram das cantigas de trabalho e de festas, poucos moradores ainda têm na memória o Vissungo e poucos ainda mantêm sua principal manifestação cultural, o Catopê.
Remanescente é aquilo que fica do todo após a retirada de uma parte. Em Remanescência, a equipe pôde registrar o que ficou desse todo após retiradas de pessoas, de vidas e de memórias.
Este é o segundo documentário desenvolvido pelo coletivo FIXA: Imagem e Memória, e mais uma vez traz a direção coletiva de Ana Clara Silva, Leila Cunha, Nilmar Lage e Thiago Moreira.
A abertura quinta-feira, dia 21 de maio, às 19h, no Salão Principal da Casa dos Contos. Visitação: Segunda-feira de 14h às 18h; Terça-feira a Sábado, Domingo e Feriado 10h às 18h.
Casa dos Contos, Rua São José , 12 - Centro - Ouro Preto, MG
Foto Divulgação crédito Nilmar Lage