Texto: William Vieira
Fotos: Agliene Melquíades
A Prefeitura de Ouro Preto abriu uma nova área receptiva de turismo. O espaço está localizado no Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG, no centro do município, e foi inaugurado no último dia 07. O principal objetivo do posto é ampliar o atendimento e receber melhor os turistas que visitam a cidade histórica.
Os funcionários da área aprovaram a instalação do novo centro. José Isabel Silva, 58, guia turístico há 32 anos, é um dos trabalhadores do local. Para José, o turista chega querendo informações e, pelo fato de a Praça Tiradentes ser um dos focos de turismo do município, tudo fica mais fácil. Segundo o guia, esse trabalho é muito importante porque a cidade é mágica, múltipla, atípica e diversa.
José pontuou ainda que a maioria dos turistas chega com pontos definidos de interesse de visitação, mas o local de apoio da prefeitura também oferece sugestões, como minas. “Geralmente, eles já vêm com o que querem visitar, nós só orientamos. Temos a Mina da Passagem, que é uma mina industrial, temos as minas no interior das nossas casas, que desenvolveram seu próprio histórico. Alguns exemplos são a Mina Jeje, Mina Santa Rita, Mina Felipe dos Santos e a mina mais tradicional, a Chico Rei”, afirmou o guia.
O Secretário de Turismo e Cultura de Ouro Preto, Jarbas Avellar, informou que, pelos levantamentos da Secretaria, cerca de 70 mil turistas, em média, visitam a cidade por mês. No Festival de Inverno, são 200 mil visitantes durante o mês. Segundo o secretário, os números não são totalmente exatos, porque não há uma forma perfeita de avaliar a quantidade de pessoas que chega à cidade que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Atualmente, Ouro Preto possui cerca de 50 guias cadastrados no Ministério do Turismo. Os dados foram obtidos com base em documento disponível no novo posto receptivo. Ainda de acordo com o documento, a atualização do número de guias é do dia 23 de abril deste ano. Além de acompanhar os turistas, os funcionários do setor também atendem a escolas da própria cidade.