Organizado pelo professor Oscar Matsuura, acaba de ser publicada no site do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) a versão digital do livro a História da Astronomia no Brasil. A publicação impressa com dois volumes foi realizada em 2014 pela Companhia Editora de Pernambuco como uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do MAST.
O título da publicação não é pretencioso, trata-se da mais ampla obra que varre praticamente toda a memória da Astronomia nacional e contou com a colaboração de mais de trinta pesquisadores de quase vinte instituições de todo o país.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se destaca por possuir o Observatório Astronômico da Escola de Minas, vinculado ao Museu de Ciência e Técnica da Universidade, um dos mais antigos do país, construído especialmente para dar suporte à disciplinas de Astronomia e Geodésia dos cursos de Engenharia no final do século XIX.
O capítulo “Observatório de uma centenária Escola de Engenharia e sua função hoje” do professor Gilson Antônio Nunes do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia e Coordenador do Observatório Astronômico vinculado ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP percorre os registros dos primeiros equipamentos astronômicos importados pela Universidade até as ações de divulgação científica realizadas atualmente.
Destaque para a participação de alunos e professores da Universidade por meio da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (SEAOP) que realizam o atendimento ao público no Observatório Astronômico como parte do Programa Integrado de Extensão para o Ensino e Divulgação da Ciência (Pró-Ciência) financiado pela Pró-Reitoria de Extensão foram destacados.
O capítulo sobre o Observatório Astronômico da Escola de Minas da UFOP está disponível no link: http://www.mast.br/pdf_volume_1/observatorio_centenaria_escola.pdf
A versão digital do livro a História da Astronomia no Brasil está disponível no site: http://www.mast.br/HAB2013/index.html