Três programas inéditos serão apresentados no Teatro Oi Futuro e , em Ouro Preto, durante a 10ª CineOP. No dia 31 de maio, para abrir as comemorações de uma década do evento, no palco o encontro do cineasta Cao Guimarães com o duo musical O Grivo. Nos nos dias 24 e 25 de junho, outros dois Cine-Concertos, exclusivos, trazem à capital mineira o coletivo francês DoubleCadance
Em 2015, a CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada na cidade histórica mineira entre os dias 17 e 22 de junho, celebra uma década de realização, inovação e ousadia dedicadas ao cinema, à preservação, à história e à educação. A festa já começa em Belo Horizonte, no próximo dia 31 de maio (domingo), às 20 horas, com a apresentação inédita da série 1 do programa Cine-Concerto Sons & Imagens, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Av. Afonso Pena,4001 - Mangabeiras), que reúne no palco o cineasta e artista plástico Cao Guimarães e o duo musical experimental O Grivo. Nos dias 24 e 25 de junho, no mesmo local e ainda dentro da programação dos 10 anos da CineOP, acontecem outros dois programas do Cine-Concerto, concebidos exclusivamente para o eventopelo coletivo francês DoubleCadance, em apresentações únicas no Brasil, duas na capital mineira e uma em Ouro Preto.
O Cine-Concerto do dia 31, inédito, foi desenvolvido por Cao Guimarães em parceria com o duo O Grivo,formado pelos músicos Nelson Soares e Marcos Moreira. Será um experimento audiovisual em diálogo livre com curtas-metragens e vídeos do cineasta mineiro, um dos artistas mais reconhecidos no mundo por sua imbricação de linguagens, nos limites entre o cinema e as artes plásticas. As trilhas sonoras de filmes como "Concerto para Clorofila" (2004), "Aula de Anatomia" (2003) e "Metrômono" (2012) serão improvisadas ao vivo, realizadas em instrumentos e máquinas construídas pelo Grivo com objetos como latas velhas e copos de cristal. Para além da projeção dos filmes, a apresentação deve se aproximar de uma instalação audiovisual, conduzindo o espectador por diversos ambientes físicos e por atmosferas psicológicas.
No dia 24 de junho (quarta-feira), às 20h, o coletivo francês DoubleCadance dá a Belo Horizonte o privilégio de outra apresentação exclusiva, intitulada Soma de Todos os Tempos. O programa inclui a exibição de três clássicos franceses emblemáticos, numa sessão que homenageia o cinema mudo, com trilha executada ao vivo, ao mesmo tempo em que oferece uma releitura original e contemporânea à experiência. Os filmes da sessão são os curtas "La Petite Marchand d'Allumettes" (1928) e "Sun Air de Charleston" (1926), de Jean Renoir, e "Entr'acte" (1924), de René Clair.
No dia 25 de junho (quinta-feira), também às 20h, o programa do Cine-Concerto será intitulado Homenagens Históricas, tendo novamente o DoubleCadance, desta vez num triplo tributo: aos 120 anos da primeira projeção pública do cinematógrafo, com a exibição de curtas-metragens dos irmãos Lumiére realizados em 1895; aos 450 anos do Rio de Janeiro, com imagens amadoras inéditas, registradas entre os anos 1920 e 1980 por famílias cariocas e consideradas algumas das primeiras cenas filmadas na Cidade Maravilhosa; e ao cineasta português Manoel de Oliveira, falecido em 2015 aos 106 anos e cujo primeiro filme, o curta Douro, Faina Fluvial (1931), será exibido.
Com sede em Paris e Toulouse, a AssociaçãoDoubleCadance é composta por artistas com atuação interdisciplinar em diversos âmbitos culturais como música, cinema, artes visuais, circo e dança. Em cada Cine-Concerto, os integrantes vão acompanhar, musical e sonoramente, um conjunto de curtas-metragens históricos, de modo a promover um mergulho sensorial ao passado ao mesmo tempo em que celebram o contemporâneo com recursos modernos de criação de sons. Nestas apresentações, o grupo será formado por Maxime Roman (guitarra), CélineBenezeth (violino) e Marco Pereira (piano).
Durante a CineOP, na cidade de Ouro Preto, o DoubleCadance também vai apresentar o programa Homenagens Históricas, no dia 22 de junho, no Cine Vila Rica, às 20h30.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CINE-CONCERTOS EM BELO HORIZONTE
31 DE MAIO – DOMINGO | 20 HORAS
CINE-CONCERTO - PROGRAMASÉRIE 1 | O GRIVO E CAO GUIMARÃES
Local: Teatro Oi Futuro BH |Av. Afonso Pena 4001
Filmes: "Hypinosis" (2001), "Pexote" (2007), "Concerto para Clorofila" (2004), "Aula de Anatomia" (2003), "Gambiarras"(2002-12), "Inquilino" (2010) e "Metrônomo" (2012).
24 DE JUNHO – QUARTA | 20 HORAS
CINE-CONCERTO - PROGRAMASÉRIE 2 | SOMA DE TODOS OS TEMPOS
Local: Teatro Oi Futuro BH |Av. Afonso Pena 4001
Filmes: "La Petite Marchand d'Allumettes" (1928), de Jean Renoir; "Sun Air de Charleston" (1926), de Jean Renoir; e "Entr'acte" (1924), de René Clair.
25 DE JUNHO – QUINTA | 20 HORAS
CINE-CONCERTO - PROGRAMASÉRIE 3 | HOMENAGENS HISTÓRICAS
Local: Teatro Oi Fuuturo BH |Av. Afonso Pena 4001
Filmes: "A saída da fábrica Lumière em Lyon” (1895),dos irmãos Lumiére; filmes amadores sobre o Rio de Janeiro(1920-80); e Douro, Faina Fluvial (1931), de Manoel de Oliveira.
Os espetáculos tem entrada franca. Em Belo Horizonte, os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Oi Futuro 60 minutos antes de cada sessão. Sujeito à lotação do espaço.
Foto Divulgação
Universo Produção