O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), em parceria com a Samarco, preparou uma vasta programação para celebração conjunta da 13ª Semana dos Museus e do Dia Mundial do Meio Ambiente. Sob o tema Museus para uma sociedade sustentável, de 1º a 7 de junho serão exibidos filmes e documentários, ministradas palestras e mediações culturais. Também haverá uma programação voltada para crianças, com a visita do Baú Econhecimento, uma biblioteca itinerante com livros, fantasias, filmes e fantoches. O baú integra o Programa de Educação Ambiental da Samarco e percorre diversas escolas públicas da região de Ouro Preto ao longo do ano.
O destaque será a tradicional tenda montada na Praça Tiradentes que, nesta edição, contará com mostra de objetos do acervo relacionados aos recursos hídricos e à distribuição de água em Vila Rica nos séculos XVIII e XIX. Serão disponibilizadas, ainda, informações sobre o projeto de lei que regulamenta o uso e cobrança de taxa por utilização da água, e distribuídos folders educativos. Já no dia 3 de junho, quarta-feira, o Museu da Inconfidência ficará aberto à visitação até às 20h30, com entrada gratuita. A programação completa está disponível no site www.museudainconfidencia.gov.br .
PROGRAMAÇÃO - 1 a 7 de junho de 2015
DIA 1º DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA
14h, Tenda Cultural, Praça Tiradentes
Abertura da Tenda Cultural, com as seguintes atrações:
* Exposição A água em Ouro Preto – Princípios para a preservação e utilização sustentável. Visitação: 1º a 7 de junho, 10 às 19h.
- Participação dos alunos da disciplina Qualidade de Águas dos cursos de Engenharia Ambiental, Farmácia e Química da UFOP, sob coordenação da Professora Dra. Vera Lúcia de Miranda Guarda, Coordenadora do Núcleo da Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento- NUCAT.
- Participação da Secretaria Municipal de meio Ambiente e do SEMAE/Ouro Preto. Ponto de informação e pesquisa de opinião da Secretaria do Meio Ambiente e SEMAE/OP/PMOP sobre o Projeto de Lei que regulamenta o uso e cobrança de taxa por utilização da água.
* Mostra de objetos do acervo do Museu da Inconfidência relacionados aos recursos hídricos e à distribuição de água em Vila Rica nos séculos XVIII e XIX.
* Exposição Baú do Econhecimento – SAMARCO
Atração do Programa de Educação Ambiental da Samarco, o Baú do Econhecimento é uma biblioteca itinerante composta por livros, documentários, filmes, fantasias e fantoches com a temática ambiental, oferecendo às crianças informações de forma lúdica, com foco no uso consciente da água.
DE 2 A 7 DE JUNHO – Segunda a Domingo
10 às 17h30min, Museu da Inconfidência
Mediação Cultural junto aos visitantes, para o estabelecimento de conexões entre o acervo e a utilização dos recursos hídricos no século XVIII, com ênfase nas atividades de mineração.
DIA 2 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA
15h, Auditório, Anexo I
- Exibição do filme Lixo Extraordinário (Brasil, 2007 a 2009).
Direção: Lucy Walker. Acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano, em um trabalho feito junto aos catadores de materiais recicláveis.
19h30min, Auditório, Anexo I
Exposição de livros de registros de terras e águas minerais do século XVIII, pertencentes ao Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência, seguida de palestra do Prof. Dr. Alberto Fonseca, professor do Departamento de Engenharia Ambiental/UFOP: A história da relação do povo ouro-pretano com as águas.
DIA 3 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA
10 hàs 20h30, Museu da Inconfidência
Horário de visitação estendido, com entrada gratuita. Visitas mediadas para grupos escolares, professores e demais grupos organizados, com agendamento prévio pelo e-mail museudainconfidencia@gmail.com.
DIA 4 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA
19h, Tenda Cultural, Praça Tiradentes
Apresentação Teatral: Amores e dores no país das flores
Grupo Residência, Ouro Preto, MG. Direção: Juliano Mendes A peça faz referência a diversos movimentos e artistas relevantes da arte mundial, de Shakespeare a Guimarães Rosa, de Aleijadinho ao Grupo Galpão, em uma história de amor divertida e emocionante. Ganhadora do Prêmio FUNARTE Artes de Rua, 2013.
DIA 5 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
10h, Auditório, Anexo I
Exibição do filme Lixo extraordinário.
15h, Auditório, Anexo I
Exibição do filme A era da estupidez.
Direção de Fanny Armstrong, 2009. Aborda a destruição ambiental e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Com Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055.
19h, Auditório, Anexo I
Exibição do filme Mudanças do clima, mudanças de vidas.
Realização do Greenpeace. Direção: Todd Southgate, 2006. Alerta para as consequências do aquecimento global, efeito estufa e o impacto das ações do homem na natureza, inspirando a mudança de atitudes e comportamentos.
DIA 6 DE JUNHO – SÁBADO
17h, Tenda Cultural, Praça Tiradentes
Apresentação do livro Água e cultura - Inventário de fontes de água da região de Ouro Preto, organizado pelo escritor Paulo Lemos e Livraria e Editora GRAPHAR, com patrocínio da Samarco. Haverá bate-papo com a presença de colaboradores da publicação e sorteio de livros.
DIA 7 DE JUNHO – DOMINGO
16h, Tenda Cultural, Praça Tiradentes
Apresentação teatral A viagem de um barquinho.
Cia Teatral 2x2. Espetáculo infantil sobre a valorização das águas a partir da jornada de um pequeno barco pelo rio até o encontro com o mar.
17h, Tenda Cultural, Praça Tiradentes
Encerramento das atividades, com apresentação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, de Ouro Preto, e distribuição de pipoca e algodão doce.