Em coletiva com a imprensa local, hoje, na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, o Provedor do Hospital, Marcelo Sérgio Gonçalves de Oliveira, informou que, à partir da próxima segunda-feira (01), o Pronto Atendimento (PA) do Hospital não estará mais em funcionamento.
Marcelo de Oliveira apresentou à imprensa os números dos custos do Pronto Atendimento da Santa Casa e o valores dos repasses Estadual, por meio do programa Rede Resposta, Municipal e Federal. De acordo com o Provedor, o custo mensal do Pronto Atendimento do Hospital ultrapassa o valor total dos repasses, o que resultou em uma dívida para a Entidade que, em 2012, já havia alcançado o valor de R$ 8.712.664,00.
O Provedor informa que a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto só realizará serviços de internação, e que os atendimentos de emergência devem ser direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
A Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto é uma instituição privada e filantrópica da área da saúde. Mesmo sendo privada, a responsabilidade social deve estar presente na identidade da empresa, pois também é uma empresa filantrópica, e, obrigatoriamente, 60% dos serviços prestados no Hospital devem ser destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os últimos números de 2014 apresentados pelo Provedor são: 31,81% dos atendimentos realizados no Pronto Atendimento do Hospital são pelo SUS e 68,19% são realizados por convênios particulares. Já de internações, 60,82% são realizadas pelo SUS e 39,18% são realizadas por convênios particulares.
Serviço:
Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto (UPA)
Endereço: Rua Mecânico José Português, S/N, Bairro São Cristóvão.
Telefone: 31 3559- 3291
Link com mais informações de outras Unidades de Pronto Atendimento da cidade e distritos: http://www.ouropreto.mg.gov.br/veja/11/25/unidades-de-saude