Localizada na Praça São Francisco, ao lado da igreja de mesmo nome, a Feirinha de Pedra Sabão é um dos atrativos para quem visita o centro de Ouro Preto. Na feira são vendidos artesanatos, como tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e vasos. Grande parte dos produtos é fabricada no distrito de Santa Rita, e alguns processos de acabamento, como a decoração, são feitos em Ouro Preto.
Apesar do nome e da predominância de produtos de pedra sabão, na feira também são encontradas camisetas, colares,pulseiras,cartões postais e filtros dos sonhos,que ficam expostos em barracas. Geraldo Fideles, que trabalha há 30 anos no local,diz que muitos turistas procuravam por lembranças da terra de Aleijadinho que fossem de fácil transporte,e então esses itens surgiram como uma alternativa. A variedade de produtos atrai mais visitantes na praça.
Um espaço para concentrar a produção artesanal está sendo construído na antiga Santa Casa. O Paço da Misericórdia, Centro de Artes e Fazeres de Ouro Preto contará com uma praça de alimentação,lojas, e oficinas em diversas áreas. Não é descartada a possibilidade de algumas barracas situadas na Feirinha serem transferidas para o local. Jarbas Avellar, secretário de Turismo e Cultura de Ouro Preto, afirma que “essa é uma questão que vai ser resolvida na época em que o Paço ficar pronto, porque ela envolve aspectos técnicos e políticos, de modo que no momento em que terminadas as obras isso deverá ser decidido”.
A maioria dos comerciantes da feirinha não pretende deixar seu local atual. Júlio César Ferreira Guimarães conhece a feira há mais 40 anos,e há 28 trabalha nela.Ele diz que prefere continuar no espaço.Para ele, é a localização estratégica da exposição, ao lado da Igreja São Francisco,que possibilita o grande volume de vendas. Suas despesas ficariam maiores se sua barraca fosse transferida para o Paço, já que precisaria pagar guias turísticos, energia, elétrica,e teria uma visibilidade menor.