A ocupação da Reitoria teve início no dia 09 de junho de 2015. No dia seguinte, uma comissão representante do movimento apresentou uma pauta de reivindicações, as quais consideramos importantes. A pauta aponta para a defesa da Universidade, o que une os estudantes participantes da ocupação e a Administração da UFOP.
No dia seguinte à apresentação da pauta, a administração da UFOP ofereceu respostas objetivas a todos os pontos. Os estudantes participantes da ocupação demandaram a presença do Reitor e uma apresentação do orçamento da Universidade. No dia de hoje, essa demanda foi atendida: o Reitor esteve presente, o orçamento foi apresentado e dúvidas sobre a distribuição e a execução dos recursos foram respondidas, como já realizado em outras oportunidades (Conselho Universitário, conselhos departamentais, assembleia dos docentes e no evento Sou Mais Juventude).
Os alunos solicitaram do Reitor uma série de compromissos com relação ao movimento e foram integralmente atendidos. Em sua exposição, o Reitor alertou os estudantes de que a continuidade da ocupação trará prejuízos relevantes para a Universidade, pois naquele espaço funcionam a Reitoria, a Chefia de Gabinete, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, órgão responsável pela programação do pagamento de bolsas dos estudantes, pagamentos de serviços de terceirizados e gerenciamento do atendimento financeiro das obras, entre outras funções, o Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), e a Secretaria dos Órgãos Colegiados, responsável pelo funcionamento das reuniões do Conselho Universitário (CUNI) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
O Reitor esclareceu que a continuidade da ocupação da Reitoria trará grandes prejuízos imediatos e enfatizou a necessidade de desocupação, dada a garantia de continuidade da negociação sobre as pautas apresentadas e, ainda, a importância da retomada de atividades inadiáveis para a preservação da UFOP de prejuízos de difícil reparação.
O movimento se comprometeu a enviar à Administração da UFOP na segunda-feira, dia 15 de junho próximo, a pauta contendo as condições para a desocupação.