O Museu de Artes e Ofícios (MAO) dá continuidade às ações do projeto Ofício da Música, em Ouro Preto, sob a curadoria de Poti Castro, recebendo Pereira da Viola no show “Prosa Mineira”. No palco, uma viola Rio Abaixo, outra viola em cebolão, um violão tradicional, um cuatro venezuelano e duas vozes. Este é o cenário da cantoria “Prosa Mineira”, com Pereira da Viola acompanhado pelo irmão Dito Rodrigues (violão). A apresentação ocorre no dia 26 dejunho, sexta-feira, às 19h30, no Hotel do Teatro – Rua Costa Sena, 307, Ouro Preto. O projeto tem patrocínio da Gerdau e a entrada égratuita.
Com 5 CD´s autorais – “Terra Boa”, “Tawaraná”, “Viola Cósmica”, “Viola Ética” e “Akpalô”, todos lançados em pequenos selos independentes, Pereira da Viola também participou de relevantes trabalhos coletivos, festejados pelos amantes da música regional brasileira, entre eles “Violeiros do Brasil”, “Viva Viola”, “Viola Brasileira em Concerto”, “Carnaviola” e “Pote” lançado em parceria com Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues. Alguns deles renderam livro, CDs e DVDs. Atualmente, após dar início a carreira internacional com shows na Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra, Pereira da Viola trabalha no lançamento de novos discos e também em seu primeiro DVD solo.
Com o DVD “Menina Flor”, Pereira reúne 25 anos de trabalho em composições, parcerias e andanças pelo país onde inclui, aglomera e extrapola a diversidade da música regional, aumentando a visibilidade da criação artística de Minas Gerais e contribuindo para o enriquecimento e divulgação das artes, lendas e crenças do povo mineiro e brasileiro.
Com uma carreira sólida e reconhecida em todo território brasileiro, o artista já tocou em quase todo o país, além de todas as regiões de Minas Gerais.
Sobre Pereira da Viola
Pereira da Viola, embora seja um artista ligado essencialmente à cultura mineira, à sua raiz no interior, é também um instrumentista universal. Ele é capaz de tirar da viola – instrumento de origem europeia, uma inusitada versão de Carmina Burana, por exemplo, sem perder a qualidade e o batido típico aprendido junto a seus mestres das Folias de Reis.
Nascido em Comunidade Quilombola de São Julião – distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país, negro, trabalhador rural, poeta, cantor, folião e violeiro, aclamado pela crítica como um gênio em sua arte, Pereira da Viola é, organicamente, um dos porta-vozes de uma expressiva parcela do universo rural brasileiro. Pereira é filho de foliões: João Preto (sanfoneiro) e Mãe Augusta (cantora de Folia de Reis e de todo tipo de cantigas de roda, batuques, entre outras).
Sobre o Ofício da Música
Desde a primeira edição, em julho de 2014, o Ofício da Música, em Ouro Preto, tem como principal objetivo promover encontros do público com músicos renomados, sempre com entrada gratuita. As atividades culturais são viabilizadas pelo Museu do Oratório e são uma extensão do projeto, que ocorre desde 2007, mensalmente, no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, sob a curadoria de Poti Castro.
Sobre o Museu do Oratório
O projeto Ofício da Música tem o patrocínio da Gerdau. Para manutenção de suas atividades, o Museu do Oratório conta com o patrocínio master da Gerdau, o patrocínio da Oi e Cemig e conta com os benefícios das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio da Oi Futuro.
SERVIÇO – OURO PRETO
Ofício da Música – Pereira da Viola em “Prosa Mineira”
Dia 26 de junho (sexta-feira) ás19h30
Local: Hotel do Teatro – Rua Costa Sena, 307 - Entrada gratuita
Foto Pereira da Viola - por Guilardo Veloso
Converso Comunicação