.A Abertura da exposição “Recortes: Processos Artísticos do ARO”: dia 17 de junho de 2015, quarta-feira, às 15h e poderá ser visitada até o dia 30.
A exposição conta um pouco de tudo o que é vivenciado no programa, expondo processos e produtos resultantes desse aprendizado. Apresenta o recorte das atividades desenvolvidas nos diversos conteúdos do 1º semestre de 2015 como arranjos artesanais, artes plásticas – intervenção artística, biscuit, conservação de papel, desenho, encadernação, graffite, modelagem, mosaico em vidro, música – violão, pátina e decoupage, patrimônio e cidadania, pintura, stêncil, vídeo e fotografia, e xilogravura.
A cada turma, o Programa ARO se confirma como espaço permanente de experimentação e transformação, reforçando a missão da Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP de valorizar a arte em todas as suas dimensões e incentivar a preservação do patrimônio cultural.
A mostra fica aberta até 30 de junho de 2015 para visitação, com entrada franca. O Museu Casa dos Contos está localizado na Rua São José, nº 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
O horário de funcionamento é de segunda, de 14 às 18h, terça a domingo, de 10h às 18h.
Saiba mais sobre o ARO | Formação em Arte, Restauro e Ofícios
Criado em 2007 pela Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP o Programa ARO|Formação em Arte Restauro e Ofícios é direcionado ao público jovem. Oferece formação humana para o desenvolvimento de competências e habilidades do aprendiz, tendo como referência e suporte a cultura, em especial a arte e o patrimônio, com foco no potencial do educando como vias para o Desenvolvimento Humano. O ARO é vivenciado no espaço do Núcleo de Ofícios onde os jovens experienciam atividades que fazem parte dos três núcleos da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | FAOP - Núcleo de Arte, Núcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios.
O programa é dividido em ciclos. O 1º Ciclo contempla o contato inicial com as artes e noções de cidadania, pertencimento e patrimônio. Já o 2º Ciclo trabalha técnicas mais elaboradas de arte em âmbitos variados e o fortalecimento da identidade cultural através de noções de conservação e ofícios, tradicionais e contemporâneos. A partir do 3º Ciclo o jovem tem a oportunidade de aprofundar e ampliar a formação nas áreas de seu interesse. As estratégias pedagógicas valorizam o conhecimento prévio e o exercício da autonomia, trabalham os conhecimentos, as competências e habilidades específicas de cada área, proporcionam o conhecimento do mundo, promovem o fortalecimento da identidade cultural e do sentimento de pertencimento em significativas experiências no processo ensino-aprendizagem.
O Programa ARO, através da Arte/Educação desempenha um papel fundamental junto aos indivíduos no desenvolvimento pleno do ser. Desencadeia o autoconhecimento, aprimora a percepção, aguça o senso estético e estimula a imaginação no respeito ao potencial criativo que existe em cada ser humano.