Ouro Preto, na região Central do estado, receberá atrações do festival Palco Giratório, o maior circuito de artes cênicas do Brasil, realizado pelo Sesc. O objetivo é apresentar ao público o melhor da produção teatral brasileira, ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza a produção artística nacional de diferentes regiões. No dia 22/6 será realizada a oficina Corpo emaranhado pelo grupo ‘Atmosfera nua’, de São Luiz;/MA, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir das 10h. No dia seguinte, (23/6) o mesmo grupo apresenta o espetáculo Divino, no Largo do Rosário, às 18h. Todas as atividades do Palco Giratório são gratuitas.
O objetivo da oficina é propor uma reflexão sobre possibilidades de estudos e criações artísticas a partir da relação entre corpo e patrimônios materiais e imateriais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sescmg.com.br. Já o espetáculo busca tratar das características individuais das pessoas a partir das experiências de vida.
SOBRE O PALCO GIRATÓRIO
Este é o quarto ano que Minas Gerais recebe o circuito, que já está em sua 18ª edição. Em 2015, além de Ouro Preto, outros sete municípios mineiros receberão atividades: Araxá, Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.
Nesta edição, o Palco Giratório realizará uma maratona de 30 apresentações artísticas pelo estado, entre junho e novembro, além de atividades formativas, como oficinas e os bate-papos Pensamentos Giratórios, ações que propõem abordagens importantes social e culturalmente.
Todos os anos, o festival busca destacar algum tema relevante para a sociedade. Em 2015, questões referentes à acessibilidade estão em evidência. No palco e nos bastidores, portadores de necessidades especiais estarão em pauta, quer seja na abordagem dessa questão ou criando condições para que esse público prestigie as apresentações.
A iniciativa contempla diferentes gêneros, como dança, teatro e circo. Muito mais do que entretenimento, o Palco Giratório tem como objetivo fortalecer uma rede formada pela troca de experiências e vivências entre artistas e também pela difusão de montagens regionais país afora.
SERVIÇO
Palco Giratório, em Ouro Preto - Data: 22/6
Oficina: Corpo emaranhado
Nome do grupo: Atmosfera nua – São Luiz/MA
Local: Universidade Federal de Ouro Preto – Escola de Minas
Endereço: Praça Tiradentes, 20/sala 35 - Carga horaria: 6h
Horário: das 10h às 19h, com intervalo para almoço
Requisitos: não há restrições para participação
Inscrições: www.sescmg.com.br
Objetivo: Propor aos participantes a experimentação de matrizes de danças populares maranhenses, que servirão como base para a desconstrução e construção de obras híbridas a serem apresentadas em diferentes formatos e lugares como resultado final das atividades.
Oficineiros: Leônidas Portella, Marina Corrêa e Roxa Belfort
Quantidade de Vagas: 25
Conteúdo programático: Neste encontro, o grupo propõe a reflexão sobre possibilidades de estudos e criações artísticas a partir da relação entre corpo e patrimônio material e imaterial. Os pontos de partida são a história e a memória da Festa do Divino Espírito Santo do Maranhão, em uma releitura poética híbrida
Data: 23/6
Espetáculo: Divino
Nome do grupo: Atmosfera nua – São Luiz/MA
Local: Largo do Rosário, bairro Rosário - Horário: 18h
Duração: 50 minutos
Classificação etária: livre
Sinopse: Um corpo que se constrói culturalmente e busca - através da arte - explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes, para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora a "cultura popular maranhense" a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história.
Informações para o público: (31) 3270-8100
Foto Divulgação crédito Daniel Sorrentino