Evento movimentou a cidade nos últimos seis dias; cerca de 15 mil pessoas participaram da mostra, marcada por uma programação plural e gratuita
A 10ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto termina nesta segunda-feira, 22 de junho, superando as expectativas dos organizadores. Debates, exposição, seminários, palestras, homenagens, lançamentos de livros e, é claro, sessões de cinema, movimentaram a cidade barroca mineira ao longo dos últimos seis dias, com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, entre turistas e moradores locais. No total, foram exibidos 104 filmes (15 longas, 6 médias e 83 curtas, 40 deles realizados em contexto escolar) em pré-estreias e retrospectivas divididos em quatro mostras temáticas: Contemporânea, Preservação, Histórica e Educação, distribuídas em 33 sessões de cinema. O evento, que contou com a presença de 215 convidados em uma programação intensa e plural, se destaca no contexto nacional pelo pioneirismo ao agregar valor de patrimônio à sétima arte.
Para Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção, a intensidade da programação do evento reflete a preocupação em ampliar o conceito de mostra cinematográfica, a partir do estímulo às discussões e reflexões sobre o patrimônio audiovisual brasileiro. “Nesta edição, que marca os 10 anos de realização da CineOP, estamos ainda mais convictos de nosso papel – ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda da produção nacional em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo”. Ao longo da última década, o evento tornou-se palco de encontros, discussões e decisões do setor de preservação, que clama por atenção e políticas públicas em um mundo hiperacelerado e tecnológico, que muitas vezes se esquece ou negligencia sua própria história.
CINEOP NOS BAIRROS
Realizado de 12 a 14 de junho, o CineOP nos Bairros teve como objetivo principal integrar a comunidade local ao evento, levando o cinema para comunidades e distritos mais afastadas, contribuindo assim para a democratização da arte. Foram atendidos três bairros – Morro São Sebastião, Alto das Dores e Bauxita - com a realização de três sessões beneficiando um público estimado em mais de 1000 pessoas.
CINE-ESCOLA
Em 2015, o programa Cine-Expressão – A Escola ao Cinema atendeu 22 escolas da rede pública de ensino de Ouro Preto com a realização de oito sessões de cinema e cinco cine-debates, beneficiando mais de 3000 estudantes. Os filmes exibidos foram “Amazônia”, de Thierry Ragobert; “O Menino No Espelho”, de Guilherme Fiúza; “O Segredo Dos Diamantes”, de Helvécio Ratton e “Houve Uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado.
OFICINAS E SEMINÁRIOS
Na programação do 10º Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória, foram realizados 15 debates, reuniões de trabalho e apresentação de trabalhos acadêmicos com foco nas temáticas da 10ª CineOP – Preservação, História e Educação que contou com a participação de 47 convidados nos centros das discussões. Mais de 200 pessoas foram certificadas no Encontro Nacional de Arquivos Audiovisuais Brasileiros, na área da Preservação, que ganhou repercussão a Experiências de preservação audiovisual na Europa, que tratou, entre outras questões, do case de “Limite”, mítico filme de Mário Peixoto, restaurado pela Cinemateca de Bolonha, cuja cópia foi exibida pela primeira vez durante a CineOP.
No Encontro da Educação: VII Fórum da Rede Kino teve destaque a mesa A Lei 13.006: Reflexões, Perspectivas e Propostas e na temática Histórica, dois debates enfocaram “O negro em movimento” e contou com depoimentos emocionantes dos atores Milton Gonçalves e Antônio Pitanga, além de reflexões provocadas pelos cineastas Joel Zito e Raquel Gerber e pelo pesquisador João Carlos Rodrigues.
Durante o evento, também foram realizadas sete oficinas, com a certificação de 215 alunos, voltadas para a formação e qualificação, reafirmando o compromisso da CineOP em contribuir para o desenvolvimento da atividade audiovisual e permitindo a reciclagem e o despertar de novos ofícios no universo cinematográfico.
HOMENAGENS E TEMÁTICAS
Na 10ª edição, três personalidades estiveram no centro das homenagens - o ator Milton Gonçalves, homenageado da Temática Preservação, que teve como tema “O Negro em Movimento”. O mote “Acesso e acessibilidade” norteou a programação nas temáticas Preservação e Educação, com homenagens à conservadora audiovisual Fernanda Coelho e ao Cineduc, instituição sem fins lucrativos que se dedica a ensinar linguagens visuais, principalmente a cinematográfica, para crianças e adolescentes.
LANÇAMENTO DE LIVROS
A CineOP também promoveu o lançamento de livros que dialogam com a temática e perfil do evento para Um dos destaques foi o lançamento do livro, intitulado Reflexões sobre preservação audiovisual | 10 anos da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, foi organizado pelas coordenadoras Raquel Hallak e Fernanda Hallak, juntamente com o curador da Temática Preservação, Hernani Heffner.
Além deste, outros cinco títulos foram lançados durante o evento: Carta sem resposta, de Cezar Migliorin (Editora Autêntica), Cinema e Educação: A Lei 13.006 | Reflexões, perspectivas e propostas, organizado por Adriana Fresquet (edição Universo Produção), Dossiês cinematográficos: o cinema através de mim, de Geraldo Veloso (Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais), Terra Distante, de João de Lima Gomes (Editora Universitária UFPB) e Escritos de alfabetização audiovisual, organizado por Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria Angélica dos Santos (Editora Libretos).
ESTRUTURA
A expressividade da CineOP também está representada pela infraestrutura montada para a realização do evento, que ocupa, principalmente, três espaços: o Cine Vila Rica (plateia de 700 lugares), Centro de Artes e Convenções (sede do evento, cine-teatro, auditórios, galpão cine bar show, ações de formação e reflexão) e Praça Tiradentes,palco de acontecimentos sociais, culturais e históricos localizada no coração da cidade que recebe a instalação do Cine-Praça (1000 lugares). Ao todo, foram utilizados oito caminhões com cerca de 30 toneladas de equipamentos de iluminação, projeção e estrutura.
Serviço:
10ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA OURO PRETO
17 a 22 de junho de 2015
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
Patrocínio Máster: BNDES
Patrocínio: Oi, SOUZA CRUZ, ITAÚ, CEMIG
Incentivo: LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA E LEI ESTADUAL DE INCENTIVO A CULTURA
Apoio: Oi Futuro, Instituto Universo Cultural, Rede Globo Minas, Canal Brasil, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Café 3 Corações, Coca Cola | Heineken, Localiza, Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA EDUCADORA