Ainda que seja uma opção experienciar a vida com leveza e simplicidade, isso não exclui a complexidade da tessitura que a constitui nem as camadas de percepções e acontecimentos que se sobrepõem dia a dia. E é o que basta para que o peso e a tensão se apresentem, mas também, igualmente, para que a beleza se instale.
De cada novo achado, dentro ou fora de nós, em situação de encontro, expectativa, memória, vivência ou fantasia, nascem diálogos e articulações que se estendem como fios desenovelados que ora se esticam, ora se entrelaçam ou mesmo se embaraçam, permitindo-nos leituras fluidas ou embaçadas de quem pensamos ser, do que escolhemos querer ou daquilo que desejamos realizar.
Nesta exposição, apesar das diferentes linhas de pesquisa individuais, que se ocupam em maior ou menor intensidade da forma, do suporte, da fatura técnica ou das ideias que os determinam, as obras se colocam entre pinturas, desenhos, objetos e instalações que, de maneira surpreendente, conversam intimamente entre si.
Enquanto Larissa Gattass trabalha obsessivamente a forma orgânica do coração humano, que por vezes se duplica e se funde a cordões umbilicais, numa intrincada dança de aproximações e distanciamentos, Raquel Prazeres faz da pintura abstrata um jogo de apagamentos e revelações resultante de intensa experimentação dos materiais.
Já as artistas e professoras Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão submetem os suportes e objetos variados às ideias que se propõem desenvolver, transitando entre narrativas de tom confessional, factual e ficcional em que prevalece o lirismo.
Seja como for, na produção das quatro artistas, entre o imaginado e o plenamente concretizado, entre o escondido e o mostrado, entre o unido e o rompido, entre o que começa e o que termina, entre fato e ficção, entre sonho e realidade, tudo pode ser verdade ou miragem, dependendo de como se queira ver ou de como você seja capaz de enxergar.
Curadoria: Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão (artistas, pesquisadoras e professoras da Fundação de Arte de Ouro Preto)
Texto: Rachel Falcão
Serviço:
Verdades e Miragens
Artistas: Ana Célia Teixeira, Larissa Gatass, Rachel Falcão e Raquel Prazeres
Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto
Visitação 09:00 as 19:00 horas – De segunda –feira a Domingo
Em cartaz na Galeria da FIEMG até 19 de julho,
Sistema FIEMG - Praça Tiradentes,04 - Centro Histórico - Ouro Preto, MG