Com o case “Gestão Adequada de Resíduos”, a Samarco obteve um dos selos de sustentabilidade mais respeitados do País: o Benchmarking Brasil 2015. A premiação, que classifica as empresas que desenvolvem as melhores práticas em gestão socioambiental, foi realizada na noite do dia 2 de julho, em São Paulo, após apresentação dos 28 cases que integram a 13a edição do ranking.
O analista de Meio Ambiente da Samarco Vinicius Loyola é o autor do projeto, desenvolvido a fim de reduzir os custos com os resíduos gerados no processo industrial da empresa. Ele foi aplicado nas duas unidades industriais da Samarco, em Germano (MG) e Ubu (ES). As medidas adotadas envolvem todos os níveis da corporação, desde a coleta, transporte, armazenamento interno e o destino final dos resíduos, que compreendem plásticos, borrachas industriais, madeira e óleo lubrificante, entre outros.
“O projeto foi aplicado com base nas metodologias de excelência operacional Lean Seis Sigma e Kaizen. O objetivo foi melhorar o gerenciamento dos resíduos sólidos a fim de reduzir os impactos ambientais e os custos com a destinação desses materiais, atendendo à legislação específica e à preservação dos recursos naturais”, enfatiza Loyola.
Os benefícios com a metodologia aplicada na planta industrial da Samarco têm possibilitado a reciclagem de, aproximadamente, 77 toneladas de resíduos de plástico industrial e borracha, além da incorporação ao processo produtivo de alguns resíduos que seriam destinados a aterros industriais.
Ranking Benchmarking Brasil
Em 12 edições já realizadas, o Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.
Samarco é premiada como a melhor mineradora do Brasil
Empresa é tricampeã de seu setor no anuário Melhores e Maiores da Revista Exame, um dos mais respeitados rankings do País, que avalia mais de 3 mil companhias
Pela quinta vez e terceira consecutiva, a Samarco foi eleita a melhor mineradora do País, pelo anuário Melhores e Maiores da Revista Exame. Além do título de melhor, a empresa também se destacou no ranking como a segunda maior do setor, ocupou a 28ª colocação entre as maiores indústrias e a 10ª colocação entre as principais exportadoras do País. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo na última quarta-feira, dia 1° de julho.
Em sua 42ª edição, o ranking, um dos mais tradicionais e respeitados do País, avalia, anualmente, mais de 3 mil empresas brasileiras em critérios como vendas, rentabilidade do patrimônio, riqueza gerada e produtividade, entre outros. Com base nesses dados, a publicação classifica as maiores companhias do Brasil e as melhores em 18 setores da economia.
O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, representou a empresa ao lado de outros empregados da mineradora, durante a solenidade de entrega dos troféus. Na avaliação do executivo, o tricampeonato no anuário Melhores e Maiores se traduz como um reconhecimento a um trabalho bem feito, que tem como base um planejamento criterioso e o envolvimento de diversos públicos e parceiros. “O ano de 2014 foi marcante para a Samarco. Inauguramos nossa maior expansão, um investimento de R$ 6,4 bilhões, concluído dentro do prazo e orçamento previstos, e que aumentará nossa produção em 37%. Somente em 2014, mesmo em período deramp-up das novas plantas, alcançamos a produção de 25 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro, um aumento de 15,4% em relação a 2013. A entrega desse projeto e o prêmio de melhor mineradora certamente materializam nossa convicção na importância do planejamento bem feito e da execução precisa. Além de motivo de orgulho para todos nós, que construímos a Samarco diariamente - empregados, clientes, fornecedores, comunidades e demais parceiros -, essa premiação, pelo terceiro ano consecutivo, reconhece a mobilização para resultados, um valor que faz parte do DNA da Samarco e que nos mantém focados na busca da excelência em tudo o que fazemos”, afirma.
Sobre o Melhores e Maiores
O anuário Melhores e Maiores é uma das principais publicações de economia e negócios do País. Editado há mais de 40 anos pela revista Exame, traz um ranking com informações completas sobre as mil maiores empresas instaladas no Brasil, divididas em 18 setores dos ramos da indústria, comércio e serviços e outros 12 segmentos do agronegócio.
A análise e a tabulação dos dados que compõem a edição são realizadas, de forma independente, por uma equipe da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), da Universidade de São Paulo. A partir dos dados de vendas, a revista aponta as maiores empresas de cada setor. Já as melhores são escolhidas a partir do cruzamento de diversas informações, incluindo crescimento de vendas, liderança de mercado, liquidez corrente, entre outros. Para chegar aos resultados apresentados, a publicação avaliou as informações de 2014 das companhias participantes.