Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto, espetáculo de dança indiana e exposições marcam o primeiro dia de evento
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015 inicia suas atividades no dia 8 de julho, quarta-feira, com uma programação que inclui abertura oficial, exposições, apresentação da bailarina Janaki Rangarajan com o espetáculo de dança indiana Bharatanatyam e concerto da Orquestra Ouro Preto com Fernanda Takai. As atividades se estendem até 19 de julho, ocupando ruas, praças e espaços culturais das duas cidades históricas.
A solenidade de abertura será às 18h, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto. Após a cerimônia, às 19h, haverá apresentação de dança Bharatanatyam com a bailarina indiana Janaki Rangarajan. O espetáculo alterna coreografias de dança pura, nas quais o corpo desenha formas no espaço, e momentos de dança expressiva, que contam histórias e mostram emoções por meio de uma rica poesia corporal que privilegia os gestos e as expressões faciais.
O público também poderá conferir a abertura da exposição Construções múltiplas: instalações e objetos, no Salão Diamantina, no Centro de Artes e Convenções. Objetos e instalações transformam espaços apropriando-se da paisagem como elemento para múltiplas construções nas quais artistas e linguagens dialogam entre si num constante exercício de pensar a arte, a cidade e o tempo. A mostra reúne obras de 12 artistas: Arlindo Diorio, Alexandre Mascarenhas, César Teixeira, Angela Xavier, Chiquitão, Dinho Bento, Haroldo Paiva, Jorge dos Anjos, Jorge Fonseca, Ricardo Correia de Araújo, Thiago Alvim, Uziel Rozenwajn.
Para encerrar a noite, às 20h30, a cantora mineira Fernanda Takai se junta à Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, para um concerto em comemoração aos 304 anos de Ouro Preto. A apresentação gratuita terá como palco um dos maiores cenários turísticos do Brasil, a praça Tiradentes, em Ouro Preto, e um repertório diversificado: dos tangos de Rufo Herrera à aclamada série The Beatles, uma releitura original da obra do quarteto de Liverpool para orquestra de cordas e banda de rock, além de canções de Fernanda Takai com arranjos inéditos. O concerto também celebra o Prêmio da Música Brasileira que ambos receberam neste ano: Orquestra Ouro Preto - vencedora como Melhor álbum de MPB, por Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto – e Fernanda Takai – ganhadora nas categorias Projeto Visual e Melhor Álbum de Canção Popular, ambas por Na Medida do Impossível.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Com o tema O que te afeta, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015 oferece atividades culturais e artísticas nas curadorias de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Patrimônio, Infantojuvenil e Festival com a Escola. São concertos, espetáculos, exposições, mostras audiovisuais, palestras, mesas de debate e muito mais em um evento multicultural que pretende atrair 150 mil pessoas nos 12 dias de programação cultural gratuita (apenas as oficinas possuem uma taxa de inscrição simbólica).
Além do concerto Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai, as atrações musicais privilegiam a música clássica e concertos, incluindo novos tratamentos e arranjos para esse estilo musical. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vai encantar o público em outro belo espaço histórico, a praça Minas Gerais, em Mariana, no dia 12. Haverá também Encontro Nacional de Bandas, nos dias 11 e 12. Outras apresentações são "Meia Meia" com Projeto Arco Musical, "Nada de Novo" com João Paulo Avelar Quinteto e "Simples e absurdo" com o Duo Gustavo Souza e Joubert Costa.
Nas Artes Cênicas, destacam-se os espetáculos "Tecituras" da Quik Cia. de Dança, "Amores e Dores no País das Flores" com Grupo Residência e "Alphonsus" com Grupo Lume. Nas mostras audiovisuais, diferentes produções da filmografia de Eduardo Coutinho buscam reconhecer a importância o cineasta para o cinema nacional. Já na curadoria Infantojuvenil, a companhia Zap 18, com texto de Francisco Rocha, apresenta "O gol não valeu!". O espetáculo aborda o tema de uma maneira intimista e nostálgica, dentro do contexto familiar e da adolescência. Outra opção para a criançada é "Locotoco" com o Grupo Serelepe.
Um cardápio variado de exposições, com técnicas, estilos e matérias-primas diferentes, propõe transformar a cidade em um grande laboratório de novas experiências e oportunidades de vivenciar a arte. Coletivas ou individuais, as exposições ocupam espaços culturais privilegiados das duas cidades que sediam o evento com obras de artistas como Ana Feria, Annamélia Lopes, Carlos Bracher, Chiquitão, Cyro de Almeida, Emiliana Marquetti, Gelcio Fortes, Jorge dos Anjos, José Efigênio Pinto Coelho, Lamounier Lucas, Milton Passos, Tunico dos Telhados de Ouro Preto, Vandico e muitos outros.
Na fotografia o destaque fica por conta do Coletivo Olho de Vidro que abre a Exposição "VIDRA" na casa dos contos às 20:00 horas, com os fotógrafos Alexandre Martins, Antônio Laia e Eduardo Tropia com a maestria da poesia de Guilherme Mansur.
FÓRUM DAS ARTES
O Fórum das Artes tem uma visão extensionista e acadêmica acerca da arte e da cultura, fomentando a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade com a implementação de ações que envolvem diversos públicos. O Fórum assume o compromisso de valorizar a cultura e a arte em seus diferentes aspectos, abrindo espaços para os debates e mostras das diversas manifestações artísticas visando a ampliação do acesso à arte e a formação de novos públicos. É um espaço teórico-prático e de debates em que público e artistas e/ou palestrantes discutem o fazer artístico, o patrimônio, a literatura e a cultura, por exemplo.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2015 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto e as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, com o patrocínio da Gerdau, Cemig, Codemig, Samarco e Ministério da Educação, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Confira a programação completa em www.festivaldeinverno.ufop.br.
Foto divulgação