O público presente pode se programar para diversas atividades e espetáculos
O primeiro domingo do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2015 será embalado por exposições, música, espetáculos e grandes concertos. Toda a comunidade de Mariana e Ouro Preto e demais visitantes têm o que curtir no primeiro final de semana do Festival.
Diversas exposições da Curadoria de Artes Visuais continuam abertas ao público. As duas primeiras cidades de Minas ganham cores, quadros e figuras inquietantes em diversas galerias espalhadas pelas cidades. As obras trazem as variadas formas de afecção, tema do Festival deste ano, por meio de obras de grandes artistas da Região dos Inconfidentes, Brasil e América Latina.
Com caráter extensionista, as atrações contam com uma programação plural no sentido de permitir o envolvimento de todo e qualquer tipo de público presente. Com performances envolventes, a Curadoria de Artes Cênicas ganha lastro com a apresentação do Grupo Quik Cia de Dança, com o espetáculo Tecituras, tecendo com fios de tear: as relações permeáveis entre corpo, objeto, imagem, sonoridade, voz e arquitetura. A intervenção convida o público à criação de sentidos e símbolos. O Grupo se apresenta às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
No se puede vivier sin amor traz uma coleção de textos mais poéticos de Caio Fernando Abreu, em que o amor é a premissa de uma existência eventualmente feliz e completa. O roteiro é apresentado pela artista Nara Keiserman, a partir das 20h, no Teatro Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Para o público Infantojuvenil, o Coletivo Instrumento de ver se apresenta às 10h e às 16h, na Praça da UFOP, com o espetáculo Meu chapéu é o céu. Três lavadeiras desajeitadas se entregam às brincadeiras de lavar, vestir e passar as roupas que compõem o cenário do espetáculo de acrobacias aéreas ao ar livre.
No Fórum das Artes, a Conferência Outro Teatro: batucar, cantar, dançar, contar versa sobre o conceito de Outro Teatro aplicado às práticas estudadas como performances culturais, bem como aos espetáculos de países como Togo, Moçambique, Guatemala, México, Turquia e China. A palestra acontece a partir das 14h30, no Auditório Espaço das Artes, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Dança e teatro na periferia também invade o domingo de Festival, no mesmo auditório, a partir das 10h, com discussões sobre as diversas experiências artísticas que são realizadas em contextos periféricos e como se constroem em relações e diálogos entre artistas e comunidade.
Em harmonia com toda a programação, concertos serão realizados para fechar a noite do primeiro domingo de Festival. Duo Trompete e Órgão mantém a longa tradição camerística, estilo musical, do órgão e do trompete, que perdura desde o início do século XVII, período Barroco, que abarca as histórias das cidades de Mariana e Ouro Preto. O Concerto acontece a partir das 17h, na Catedral da Sé, em Mariana. Para fechar o domingo, a cidade recebe mais uma vez a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em um concerto gratuito. Integrando a programação do Festival e como parte da Turnê Estadual 2015 da Orquestra, os músicos se apresentam na Praça Minas Gerais, às 20h, sob regência do maestro Marcos Arakaki.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2015 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto e as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, com o patrocínio da Gerdau, Cemig, Codemig, Samarco e Ministério da Educação, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Confira a programação completa www.festivaldeinverno.ufop.br.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015
Tema: O que te afeta
Data: 8 a 19 de julho de 2015
Local: Ruas, praças, galerias, teatros e outros espaços culturais das cidades de Ouro Preto e Mariana
Realização: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e Fundação Educativa Ouro Preto (Feop).
Confira fotos do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: www.flickr.com/photos/festivaldeinverno/
Mais informações: www.festivaldeinverno.ufop.br
Assessoria de Imprensa Festival de Inverno
Foto Biel Machado