Os 25 anos da Fundação Sorria, que promove a saúde bucal em Ouro Preto, continua a gerar frutos. O dentista Aluísio Fortes de Drummond conta, em livro, todo o caminho percorrido pela instituição, desde o sonho de tratar a saúde bucal das crianças e adolescentes da cidade até os últimos convênios assinados, que ajudam a manter os trabalhos da Fundação. O livro Fundação Sorria – 25 anos será lançado no dia 16 de julho (quinta-feira), às 20h, no Sesi – Ouro Preto – Centro Cultural e Turístico (Praça Tiradentes, 4 – Centro), com entrada franca.
Produzido com o patrocínio da Samarco Mineração, o livro conta com textos de Mario Werkema, presidente da Belotur; Ricardo Vescovi de Aragão, presidente da Samarco; José Leandro Filho, prefeito de Ouro Preto; Cristovam Paes de Oliveira, presidente da Fundação Gorceix; Marcone Jamilson de Freitas, reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Angelo Oswaldo de Araújo Santos, secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, entre outros. O livro traz, também, dados de saúde bucal de Ouro Preto, analisados pela Drª. Vânia Eloísa de Araújo, cirurgiã dentista e pesquisadora do Centro Colaborador do Sistema Único de Saúde (SUS – CCATES - UFMG). Também são apresentados casos de atendimentos especiais, realizados em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto.
“Nada me comove mais que a manifestação de alegria na face harmoniosa de uma criança”, afirma Aluísio Drummond. E o trabalho que recupera o sorriso das crianças e adolescentes ouro-pretanas é o carro-chefe da Fundação Sorria. Os trabalhos anuais atingem mais de 300 mil procedimentos realizados nos jovens da cidade e em seus distritos. Todo o esforço dos dentistas, dos técnicos e equipe de apoio trazem números encorajadores. Os dados de prevalência de cárie no município de Ouro Preto, segundo o último levantamento, realizado em 2008, é de 1,27(CPO) aos 12 anos. Os índices da cárie no Brasil, levantados em 2010 (CPO), apontam 2,1 de média, distribuídos desta forma: Região Norte, 3,2; Região Nordeste, 2,7; Região Sudeste, 1,7; Região Sul, 2,0; e Região Centro-Oeste: 2,6. O (CPO) médio mundial aos 12 anos (dados de 188 países) é de 1,6. Na região correspondente às Américas é de 2,8. Hoje, Ouro Preto tem um dos menores índices da cárie entre os municípios brasileiros, compatível com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde(OMS). Essa conquista só foi possível com esses 25 anos de trabalho da Fundação Sorria e Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
“Só chegamos aqui com o estabelecimento de parcerias sólidas com o poder público, empresas da região de Ouro Preto, artistas plásticos, músicos e, principalmente, a comunidade, que colabora com a Fundação mensalmente, com pequenos valores”, completa Aluísio Drummond.
As comemorações para os 25 anos da Fundação Sorria são realizadas em parceria com a Samarco, Vale, Novelis, Hindalco, Hexágono Engenharia, Diminas Construções, Enterpel, Bazar Faria, Transcotta, Turin Transportes, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Câmara Municipal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), FIEMG, Fundação Gorceix, Zoom Produções, L&E Grafar, Rádio Itatiaia Ouro Preto, Masterix Sistemas, Jornal Voz Ativa,ouropreto.com.br e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop).
Saiba mais:
Fundação Sorria
Criada em 1989 pelo dentista Aluísio Drummond, a Fundação promove atendimento odontológico gratuito para crianças e adolescentes de baixa condição socioeconômica de Ouro Preto. São 11 unidades, em bairros periféricos da sede e em distritos. Mais de 30 mil pequenos moradores da cidade já foram atendidos e resgataram o direito de ter dentes saudáveis e um sorriso que não os envergonhe.
Seus 25 anos de trabalho levaram à redução significativa da incidência de cáries no município, que apresenta dados compatíveis aos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para atender a tantas crianças gratuitamente - e com qualidade -, a Fundação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, de empresas privadas e de outras instituições da região. A comunidade também contribui com carnês de valores a partir de R$ 10,00 mensais. As ações da Fundação Sorria conseguiram a adesão de artistas plásticos e músicos, que disponibilizam seus talentos para levantar recursos para instituição. O custo mensal das atividades supera o valor de R$ 130 mil.
Pérola Ouro Preto
O projeto de sustentabilidade da Fundação Sorria levou à criação da Fábrica de Sabonetes Finos Ouro Preto e da marcaPérola Ouro Preto. Os produtos foram desenvolvidos com o apoio da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto e seguem as rígidas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São 17 produtos de higiene e cosméticos que ganham uma nova linha, com perfumes, unindo ainda mais a vocação turística de Ouro Preto ao fortalecimento do trabalho social desenvolvido pela Fundação Sorria.
Foto da capa - Cedida por Eduardo Tropia
Serviço:
Lançamento do livro Fundação Sorria – 25 anos
Dia 16 de julho de 2015 (quinta-feira)
Às 20h
No Sesi – Ouro Preto – Centro Cultural e Turístico (Praça Tiradentes, 4 – Centro)
Entrada franca