Até o dia 19 de Julho o Festival toma ruas, praças e igrejas das cidades de Mariana e Ouro Preto
A segunda semana de programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2015 segue embalada com atrações de todos os tipos e gostos. As manifestações artísticas procuram mostrar, das diversas formas, como a arte pode despertar os mais diversos tipos de sentimentos e como somos afetados por ela.
Mais do que discutir as variadas afecções, o Festival traz o silêncio contemplativo, à emoção que deixa sem palavras e o entusiasmo. Enfim, o Festival mostra o papel da arte de afetar, provocar, fazer com que as pessoas se desloquem de seus lugares comuns.
A partir desta segunda (13), a Curadoria de Artes Visuais segue com exposições de vários artistas da região, Brasil e América Latina. A exposição “Construções Múltiplas: instalações e objetos” ocupa o Centro de Artes e Convenções da UFOP apropriando-se da paisagem como elemento para múltiplas construções onde artistas e linguagens dialogam entre si num constante exercício de pensar a arte, a cidade e o tempo.
Dentre as atrações, as apresentações de Artes Cênicas pretendem explorar a essência do tema “O que te afeta” e despertar paixões. Com o olhar na poesia, a atriz Raquel Scotti Hirson amplia sua arte a partir da curiosidade de saber quem foi o homem capaz de poetar em meio à monotomia de seus longos dias provincianos: o poeta simbolista Alphonsos de Guimarães, seu bisavô. O solo“Alphonsus” acontece nesta segunda (13), a partir das 20h, no Teatro Sesi Mariana. Na manhã da terça (14), na Casa de Cultura de Mariana, a atriz mostra um pouco do processo de criação e pesquisa do seu solo em torno da “Mímeses da Palavra”. “Quando subtextos são textos” procura retratar como o espetáculo representa o “encontro” entre a atriz e seu bisavô.
Seguindo a temática, a Curadoria de Audiovisual abarca produções de diferentes momentos da filmografia do documentarista Eduardo Coutinho. Além da exibição dos filmes seguidos por uma roda informal de conversa, a Curadoria oferece minicursos, que irão discutir aspectos técnicos, éticos e epistemológicos do cinema feito por Coutinho. Durante as oficinas, haverá a captação de depoimentos sobre o envolvimento dos oficineiros com as obras do diretor, que será utilizada na montagem de um documentário em homenagem a um dos grandes cineastas no país. As mostras têm exibições às 18h e 20h, no Cine Vila Rica.
A Curadoria de Literatura promove, na quinta (16), a mesa-redonda “Os efeitos dos afetos”, quando os autores Mônica Sifuentes e Fábio Camargo lançam seus livros e comandam a conversa sobre as suas obras, os gêneros literários que escolheram, a representação de afetos por meio de diferentes técnicas de narrativas, o modo como a literatura os efetuou e afeta, dentre outros tópicos relacionados ao tema do Festival. A mesa acontece no Auditório Salão São João Del Rey, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Na música, os shows revelam a sensibilidade dos artistas ao desafio e responsabilidade de valorizar a música erudita e popular brasileira. O Trio Amaranto recria o já consagrado, em passeios criativos por obras-primas da música popular como em Luíza, de Tom Jobim, ou Clube da Esquina, de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges. O show mostra o sentido autoral do trio além da forma original como o grupo se apropria do material com que trabalha. As cantoras interpretam também algumas de suas próprias canções. Com apresentação instrumental leve, a harmonia privilegia as vozes bem timbradas das irmãs naturais de Belo Horizonte, Minas Gerais. O show acontece na quinta (16), na Praça Gomes Freire, em Mariana, a partir das 20h.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2015 é uma realização daUniversidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto e as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, com o patrocínio da Gerdau, Cemig, Codemig, Samarco e Ministério da Educação, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Confira a programação completa em www.festivaldeinverno.ufop.br.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015
Tema: O que te afeta
Data: 8 a 19 de julho de 2015
Local: Ruas, praças, galerias, teatros e outros espaços culturais das cidades de Ouro Preto e Mariana
Realização: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e Fundação Educativa Ouro Preto (Feop).
Foto Divulgação