A busca por apropriar-se da paisagem como elemento para múltiplas construções artísticas e como modo de se pensar a arte, a cidade, o tempo, a tradição e a contemporaneidade, a Curadoria de Artes Visuais expõe obras que contemplam técnicas, estilos e matérias-primas diferentes.
As pinturas, fotografias, esculturas, objetos e instalações propõem que o público e as cidades de Mariana e Ouro Preto tenham novas experiências e oportunidades de vivenciar a arte durante o Festival de Inverno 2015.
Um dos destaques é a exposição Vidra - fotografia e poesia, do coletivo Olho de Vidro, formado pelos fotógrafos Alexandre Martins, Antônio Laia, Eduardo Trópia e o poeta Guilherme Mansur. Em sua 9ª edição, a exposição, uma parceria da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e o evento Fotógrafos Ouro Preto, acontece até 9 de agosto e pode ser visitada no 'Museu Casa dos Contos', em Ouro Preto, todas as segundas, das 14h às 18h; de terças aos sábados, de 10h às 18h; e aos domingos, das 10h às 15h. Clique aqui e confira todas as exposições.
Coletivas ou individuais, as exposições ocupam espaços culturais privilegiados com obras de artistas como Ana Feria, Annamélia Lopes, Carlos Bracher, Chiquitão, Cyro de Almeida, Eduardo Trópia, Emiliana Marquetti, Gelcio Fortes, Jorge dos Anjos, José Efigênio Pinto Coelho, Lamounier Lucas, Milton Passos, Tunico dos Telhados de Ouro Preto, Vandico e muitos outros.
Três oficinas são oferecidas pela Curadoria: "Da cor ao craquelado. O que te afeta na cerâmica Rakú?" ministrada por Regiane Espírito Santo; "Gravura em Metal", por Thiago Pena; e "Tecendo Tramas", por Letícia Matos, artista que vem encantando várias cidades com suas intervenções em praças públicas, por meio do trabalho em tramas de tricô junto as comunidades. Já o workshop "Processo Criativo", ministrado pelo professor Charles Watson, acontece dentro do seminário "Arte Hoje", que é realizado anualmente pela FAOP e, este ano, foi integrado à programação do Festival.
"A escolha dessa atividade foi focada na necessidade de formação e abertura de novas perspectivas para o setor cultural em nossa região. O professor Charles Watson tem realizado o workshop sobre o processo criativo no mundo inteiro com grande sucesso. Artistas renomados dão depoimentos de mudanças importantes em suas performances de trabalho após terem participado do workshop", destaca a presidente da FAOP e responsável pela curadoria de Artes Visuais no Festival de Inverno, Júlia Mitraud.
Confira os horários e locais do workshop e das oficinas.
A Exposição “Construções Múltiplas: instalações e objetos” no Centro de Artes e Convenções da UFOP , com obras de: Arlindo Diorio, Alexandre Mascarenhas, César Teixeira, Ângela Xavier, Chiquitão, Dinho Bento, Haroldo Paiva, Jorge dos Anjos, Jorge Fonseca, Ricardo Correia de Araújo, Roberto Sussuca, Thiago Alvim, Uziel Rozenwajn está aberta a visitação até 19 de julho - de segunda-feira a domingo das 12h às 20h.