Manobras serão realizadas para garantir abastecimento igualitário
O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (SEMAE-OP), após reunião com a área técnica e operacional do órgão, realizada na manhã desta terça-feira, dia 14, decidiu voltar a aplicar a escala de abastecimento nos bairros do Município. Essa escala foi praticada pelo SEMAE-OP no início deste ano devido aos impactos causados pelo longo período de estiagem ocorrido em 2014. Agora, a medida será novamente adotada, porém, mais cedo que o previsto, uma vez que o período de seca ainda não teve início.
De acordo com o superintendente da autarquia, Wandeir José do Santos, a adoção desta medida é necessária para tentar impedir que o quadro piore nos próximos meses. “Verificamos que o nível de água das captações tem sofrido reduções drásticas e se não buscarmos medidas de controle neste momento certamente a situação se agravará ainda mais”, alertou.
Através desta escala o SEMAE-OP pretende que o abastecimento possa ser realizado de forma regular, além de permitir que a população saiba quais os dias e horários em que o serviço de distribuição ocorrerá.
Confira como será o abastecimento na cidade
Os bairros Bauxita, Saramenha e arredores serão abastecidos todos os dias no horário de 12h às 07h da manhã. OAlto da Cruz também será abastecido diariamente, entre 07h e 12h.
Alguns bairros serão abastecidos por revezamento de acordo com os dias pares e ímpares de cada mês. Assim, Santa Cruz, Taquaral, Piedade e locais próximos a essas áreas serão abastecidas gradativamente nos dias ímpares. Já as comunidades de Santa Efigênia, Padre Faria, Antônio Dias e regiões vizinhas serão abastecidas todos os dias pares. O horário de abastecimento desses bairros será de 17h às 07h do dia seguinte.
A distribuição de água para o Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São Sebastião e Morro São João já está sendo realizada nos dias pares a partir das 17h até as 07h do outro dia. Nos demais bairros, por existir uma estrutura geográfica menos montanhosa, o sistema de abastecimento ocorre normalmente, porém em apenas um período do dia.
O SEMAE pede aos moradores que economizem água, e que preferencialmente façam as tarefas que necessitam de consumo maior de água nos dias e horários em que é realizado o abastecimento, a fim de evitar transtornos.
A autarquia conta com o apoio de todos e agradece.