Entre os dias 05 e 09 de agosto, Ouro Preto vai se transformar na capital nacional da fotografia com o festival Fotógrafos em Ouro Preto. Durante quatro dias, a cidade patrimônio cultural da humanidade recebe artistas, fotógrafos profissionais e amadores de todo o país, em um momento de reflexão, prática e troca de experiências. O evento é patrocinado pela Samarco e conta com apoio do Instituto Moreira Sales, IFMG – campus Ouro Preto, Galeria Epson, Solução e Imagem, Studio Anta, Sesi Fiemg, Adop,Restaurante Bené da Flauta, Solar do Rosário, UFOP e Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Informações gerais em: www.fotografosemouropreto.com.br
Alcançando sua 4ª edição consecutiva e com uma programação extensa composta por exposições, palestras, oficinas, leituras de portfólio e roteiros fotográficos; o Fotógrafos em Ouro Preto tem como objetivo a sensibilização do olhar para o exercício da cidadania, considerando a fotografia e a imagem - suas possibilidades estéticas e políticas -, como instrumentos de registro e questionamento de nosso tempo.
Neste ano o evento, que vai se firmando como um dos mais importantes sobre fotografia no país, destaca a participação da premiada fotógrafa britânica, naturalizada brasileira, Maureen Bisilliat, do pernambucano Cafi, de Pedro David, dos coletivos Nitro Imagens, Olho de Vidro, Galeria Portfólio, além da presença confirmada do renomado fotógrafo Miguel Rio Branco.
300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Ouro Preto Cidade Murada
Homenageando os 300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Maureen Bisilliat traz, pela primeira vez em Minas Gerais, o ensaio Pele Preta, trabalho fotográfico de Maureen realizado há cinco décadas e originalmente exposto em sua primeira grande exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) em 1966. O ensaio será projetado no interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, acompanhado de um bate-papo com a artista e fotógrafa, contando também com a presença de Assis Antonio de Oliveira, retratado ainda menino por Maureen neste ensaio inaugural sua obra fotográfica.
No contexto do tricentenário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, o Fotógrafos apresenta a intervenção acontecimental Ouro Preto – Cidade Murada. Utilizando o muro (elemento de sustentação e paisagístico comum em Ouro Preto) como metáfora para dizer da superação de obstáculos, desbloqueio, elevação e unidade, serão realizadas uma série de projeções em muros da cidade, com a temática Identidade e Cultura Negra. Contando com trabalhos e projeções de fotógrafos como Miguel Rio Branco, Maureen Bissiliat e Cafi, que participa da ação com Matita Perê – projeção feita a partir da canção homônima de Tom Jobim e Paulo César Pinheiro, com fotos realizadas no sertão de Guimarães Rosa – e No Céu da Placa Mãe – filme produzido em cima de trabalho plástico realizado pelo fotógrafo, versando sobre a introdução da era digital na fotografia e na vida, com cenas de uma levada de Yemanjá para o mar.
Ouro Preto - Cidade Murada evidencia ainda fotos do público em geral, selecionadas por meio de uma convocatória realizada pelo evento.
Programação
Abrindo o Fotógrafos em Ouro Preto, Dimas Guedes expõe Bem ao Norte de Goiás, série de registros sobre o Movimento dos Atingidos por Barragens, de Minaçu (GO), a partir de pesquisa realizada pelo antropólogo André Dumans Guedes. A exposição será precedida de um bate-papo com a presença de Dimas e André.
A programação do evento destaca ainda outras cinco exposições. Pedro David expõe “Fase Catarse”, composta por três séries produzidas entre os anos de 2008 e 2010, mostrando sua visão de alguns dos momentos experienciados pelo próprio fotógrafo, sobre sua relação com o ambiente urbano e a questão imobiliária das grandes cidades. A Galeria Epson apresenta a exposição Anuários AI-AP (American Illustration – American Photography). Com curadoria de Guilherme Horta (Studio Anta) e Carlos Nascimento (Solução e Imagem), a coletiva exibe trabalhos vencedores do concurso Latin American Fotografia, relacionados aos famosos anuários estadunidenses de fotografia, design e ilustração.
Já a Galeria Portfólio, traz ao Fotógrafos em OP a coletiva Frestas. A mostra discute, a partir da lente de 10 fotógrafos, a cidade, a rua, os muros e a galeria, assim como seus distanciamentos e aproximações. A programação destaca ainda as exposições Vidra, do coletivo Olho de Vidro e Retratos Pintados, série sob curadoria de Gê Fortes, reunindo coleção de fotografias pertencentes a famílias ouro-pretanas, contendo fotos retocadas a lápis e pintadas, moda na primeira metade do séc XX.
Assim como nas edições anteriores, o Fotógrafos em Ouro Preto guarda espaço em sua programação para reflexão sobre o campo da fotografia nas mesas de debate Papo com Foto. Léo Drummond (Nitro Imagens) - em parceria com o Sebrae e Henrique Ribas argumentam sobre os rumos da fotografia na era digital na mesa Memória Digital – Acervos Futuros.
Em Liberdades Fotográficas, Nilo Biazzetto (Escola/Galeria Portfólio), apresenta o conceito liberdade fotográfica, que diz respeito às suas produções autorais, projetos coletivos, exposições e workshops, defendendo a abertura na fotografia para o envolvimento e influências de outras artes como a música, a poesia, a street art, a gastronomia e a própria vida.
Lucas de Godoy, idealizador do Fotógrafos em OP, comenta que a programação do evento foi pensada procurando abordar o universo da fotografia de maneira ampla, com o objetivo de contemplar não só os profissionais da área, mas também o fotógrafo amador e o público interessado em geral. “Além de exposições e bate-papos, o Fotógrafos oferece atividades práticas como oficinas, roteiros fotográficos guiados e leituras de portfólio, este último, um momento de diálogo e troca superimportante, com orientação de profissionais de carreira consolidada. Outro destaque da programação é o projeto Cidade Murada, intervenção no espaço público que será lançada este ano, comemorando o tricentenário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos”, comenta.
Ação Social
Desde de sua criação, em 2011, o Fotógrafos em Ouro Preto vem realizando uma série de ações sociais em bairros periféricos e distritos pertencentes ao município de Ouro Preto. Atualmente, o Fotógrafos, juntamente com parcerias público-privadas, atua no distrito de Antônio Pereira, em uma campanha de conscientização dos direitos e da saúde da mulher. O projeto dialoga com as lideranças femininas da comunidade, combatendo a violência contra a mulher. O resultado dessa ação será registrada na exposição Mulher em Foco- Antônio Pereira, originando um catálogo de fotos e textos sobre lideranças femininas e manifestações culturais do distrito.
SERVIÇOS
Fotógrafos em Ouro Preto de 5 a 09 de agosto
Abertura oficial dia 5 de agosto - Exposição Série Londres, Fotografias de Nilo Biazzetto Neto
Local: Ouro Preto, MG
Informações Gerais: www.fotografosemouropreto.com.br
Foto Divulgação - Crédito Leo Gomes